Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Capital nigeriana celebra o próximo Ano Novo Chinês com fanfarra

Por Olatunji Saliu

Abuja – Um grupo de dançarinos de dragão, movendo-se em sincronia com o ritmo pulsante dos tambores, abriu caminho em meio a uma multidão animada e gigantesca que se reuniu na capital nigeriana de Abuja neste sábado (3) para comemorar o próximo Ano Novo Chinês.

Com o Ano do Dragão se aproximando, a comunidade chinesa na Nigéria, que deseja manter a tradição e compartilhar sua cultura com seus vizinhos e amigos nigerianos, realizou uma festa carnavalesca aqui.

A atmosfera festiva foi “eletrizante”, observou Adeshina Adegboye, um engenheiro mecânico nigeriano que participou pela primeira vez da feira do templo anual, um evento cultural tradicional que apresenta todos os tipos de arte popular chinesa.

“Como você pode ver, essa celebração mostra claramente a alegria compartilhada pelos chineses e seus amigos nigerianos”, disse Adegboye.

Esse foi o primeiro de vários eventos planejados para a comemoração do que também é conhecido como Festa da Primavera, que ocorre em 10 de fevereiro deste ano.

O evento, organizado pela Embaixada da China na Nigéria e pelo Centro Cultural da China em Abuja, testemunhou um grande comparecimento de foliões, incluindo estudantes do ensino médio.

Os foliões, que se reuniram no Centro Cultural da China, localizado na área comercial central de Abuja, ficaram encantados com uma exposição colorida da cultura chinesa, além de várias apresentações artísticas chinesas e nigerianas.

Sob tendas dobráveis com diversas marcas, várias mesas estavam repletas de pratos da culinária chinesa, como jiaozi, macarrão e bolinhos de arroz. Os foliões se movimentaram em massa para provar a saborosa comida em exposição.

A multidão, uma mistura de chineses, nigerianos e outras nacionalidades, abraçou o intercâmbio cultural, criando um “retrato vibrante de unidade”.

Martins Ifeanyi, um empresário nigeriano, disse à Xinhua que a comemoração é para dar as boas-vindas ao novo ano e conectar comunidades, acrescentando que o evento é uma clara celebração de experiências compartilhadas.

“Os nigerianos compareceram em massa para prestigiar essa ocasião em particular. Isso mostra que os chineses e os nigerianos percorreram um longo caminho na cooperação para o desenvolvimento econômico e político. E acredito que o Ano do Dragão consolidará e solidificará o relacionamento entre a Nigéria e a China”, disse Ifeanyi.

O arraso foi a dança do dragão, uma dança tradicional chinesa realizada para afastar os maus espíritos e trazer boa sorte. O longo e sinuoso dragão se contorcia e girava em um longo tapete vermelho, hipnotizando os espectadores com seus movimentos graciosos. O dragão, feito de seda e papel coloridos, foi carregado por um grupo de dançarinos nigerianos que se moviam ao ritmo de tambores e pratos. A majestosa apresentação simbolizou não apenas a tradição, mas também a união, a força e a promessa de bons momentos no próximo ano.

“Essa comemoração é mais do que apenas tradições”, disse entusiasmada Amina Yusuf, uma nigeriana que participou do evento com suas duas filhas. “Parece mais uma mistura de culturas que se unem. É interessante saber que os chineses acreditam que o Ano do Dragão trará vibrações positivas. E estamos entusiasmados em compartilhar isso com eles.”

Observando que o Ano do Dragão simboliza três palavras-chave, incluindo “auspiciosidade, sabedoria e força”, o embaixador chinês na Nigéria, Cui Jianchun, enfatizou que a maior cooperação entre a China e a Nigéria promoveu um senso de comunidade e harmonia.

Cui disse à Xinhua que espera-se que este ano seja “especial” para as duas nações, dizendo: “Se realmente tentarmos fazer a diferença, este é um ano muito importante não apenas para o novo governo (nigeriano), mas também para o desenvolvimento de longo prazo das duas nações”.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo