Beijing – Neve e granizo atingirão partes do sul da China nesta terça e quarta-feira, informou nesta terça-feira o Centro Meteorológico Nacional (CMN) do país. O padrão climático muda após alguns dias de chuva intensa, neve e condições congelantes.
O CMN disse que a neve pesada provavelmente atingirá de terça a quarta-feira algumas partes de Chongqing, Guizhou, Hubei, Anhui, Hunan, Jiangxi e Zhejiang, no sul da China, com neve nova acumulando-se a uma profundidade de 3cm a 10cm nessas regiões.
Espera-se que as nevascas depositem até 18cm de neve em algumas partes das províncias acima mencionadas, segundo o centro. Também pode ocorrer granizo em partes de Guizhou, Hunan, Jiangxi, Anhui e Zhejiang durante o mesmo período.
A última ocorrência de chuva, neve e congelamento que atingiu as 18 áreas provinciais da China nas regiões central e leste foi de 31 de janeiro a 5 de fevereiro. O mau tempo afetou mais de 2,5 milhões de quilômetros quadrados, segundo o centro.
Especialistas em meteorologia alertaram para os efeitos climáticos adversos induzidos pela sobreposição entre a última rodada de tempo congelado e a atual, pedindo às localidades que tenham cautela ao limpar a neve.