Beijing – A Avenida Chang’an, a principal via de Beijing, foi decorada com 242 lanternas vermelhas e 862 nós chineses para celebrar a Festa da Primavera, que ocorre em 10 de fevereiro deste ano.
“Cada grande lanterna vermelha na Avenida Chang’an mede 1,2 metro de diâmetro, 1,28 metro de altura e pesa mais de 10 quilos. O nó chinês é mais pesado, pesando mais de 15 quilos. São necessárias quatro pessoas para instalar uma lanterna ou um nó chinês”, disse um funcionário do centro de gerenciamento de iluminação da cidade da State Grid Beijing Electric Power Company.
Aderindo ao conceito de frugalidade e proteção ao meio ambiente, essas lanternas vermelhas, nós chineses e pisca-piscas usados no ano passado foram reutilizados para as decorações deste ano, disse ele.
Para o apoio à iluminação urbana, o centro empregará 144 pessoas e 32 veículos de apoio, com foco em atividades culturais folclóricas, como feiras de templos, feiras de lanternas e grandes centros de transporte durante a Festa da Primavera.
O projeto de decoração para a Festa da Primavera e o Festival das Lanternas, envolvendo quase mil ruas principais e mais de 3 mil vielas, já está praticamente pronto, de acordo com a Comissão Municipal de Gestão Urbana de Beijing.
“Este ano é o Ano do Dragão. Dragão é um símbolo proeminente da cultura tradicional chinesa. Ao projetar esses elementos, fizemos pleno uso de elementos culturais chineses, como a cultura envolvendo o dragão e o totem do dragão”, disse Qu Lijian, diretor da divisão de paisagem da Comissão Municipal de Gestão Urbana de Beijing.
A cidade está enfeitada com mais de 250 mil lanternas e vários adereços. Mais de 220 decorações de paisagem de grande escala foram montadas e 74 viadutos estão decorados, com telas eletrônicas ao ar livre transmitindo saudações e mensagens de vídeo para a Festa da Primavera, acrescentou Qu.
“Em termos de cor, escolhemos especialmente o vermelho chinês como a cor principal e usamos cores quentes como vermelho, amarelo e dourado para criar uma atmosfera festiva, para que moradores e turistas possam sentir o calor da cidade”, disse Qu.