Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Destaque: Celebração do Ano Novo Chinês em Auckland: uma fusão de culturas e alegria

Auckland, Nova Zelândia – O Auckland Showgrounds, um centro de eventos e exposições, se encheu de cores e festividade neste sábado (3) com a abertura do evento Festival do Ano Novo Chinês e Dia do Mercado, um evento característico que se tornou uma tradição há muito tempo adorada por várias comunidades na Nova Zelândia.

A multidão explodiu em aplausos quando o primeiro-ministro da Nova Zelândia, Christopher Luxon, e o embaixador da China, Wang Xiaolong, pintaram os olhos do leão, um ritual importante para iniciar as comemorações.

O leão foi então despertado e começou a dançar imediatamente. Ele saltou, girou e abençoou as barracas do mercado, espalhando fortuna e risos.

Em seu discurso, Luxon desejou a todos um feliz Ano Novo Lunar Chinês, que cai em 10 de fevereiro.

“Todo Ano Novo Lunar é uma grande esperança e uma grande promessa. É o momento de reunir a família e os amigos. Este ano novo é ainda mais empolgante quando passa do Ano do Coelho para o Ano do Dragão. O Ano do Dragão é associado à energia positiva, liderança, honra, sorte e sucesso”, disse Luxon.

“É ótimo estar aqui hoje comemorando não apenas o Ano Novo, mas também a vibrante comunidade chinesa. Eles contribuíram muito para esta grande cidade de Auckland, mas também para toda a Nova Zelândia”, disse o primeiro-ministro.

O embaixador chinês Wang disse que as estreitas relações interpessoais têm sido um ativo único dos laços entre a China e a Nova Zelândia.

“As pessoas de ascendência chinesa formam uma das maiores comunidades de expatriados na Nova Zelândia. Tendo contribuído para o desenvolvimento econômico e social, bem como para a diversidade étnica e cultural aqui, eles também servem como uma ponte importante para a amizade entre a China e a Nova Zelândia”, disse Wang.

O embaixador também observou que 2024 marca o 10º aniversário do estabelecimento de uma parceria estratégica abrangente entre a China e a Nova Zelândia, que é mais um marco importante nas relações bilaterais.

A bênção multilíngue do prefeito de Auckland, Wayne Brown, recebeu aplausos da plateia. “Tenho orgulho de ser o prefeito de Auckland. Desejo a todos um feliz Ano Novo e um alegre Ano do Dragão”, disse o prefeito em mandarim.

O mercado interno contou com apresentações culturais de artistas nacionais e estrangeiros e barracas apoiadas por agências governamentais, organizações não governamentais (ONGs), grupos comunitários e entidades comerciais. Ópera de Pequim, Kungfu Wudang e canções folclóricas, danças e instrumentos musicais de Hubei atraíram centenas de espectadores. Também foi o primeiro ano em que a embaixada chinesa montou barracas para promover informações sobre cooperação econômica bilateral, cultura e turismo, educação e intercâmbios culturais.

A menina neozelandesa Maylee Cordelle, com trajes tradicionais chineses, aprendeu a cortar papel no local. Ela finalmente conseguiu cortar um coelho sob a orientação de Cao Xiaoqin, uma especialista em corte de papel da China.

Maylee e seus três amigos estavam todos vestidos com roupas tradicionais Han da China. Ela disse que compraram esses trajes da China há alguns anos e que sempre se vestiram com trajes chineses durante as atividades do Ano Novo Chinês de cada ano, como sua própria forma de comemoração.

Órgãos como a Polícia da Nova Zelândia, o Correio da Nova Zelândia, a Comissão de Educação Terciária e o Te Whetu Ora Te Toka Yumai (Saúde da Nova Zelândia-Auckland) participaram ativamente do dia de mercado, promovendo informações sobre serviços públicos.

A área externa é uma movimentada rua gastronômica com comidas de rua tradicionais e modernas de dar água na boca. As pessoas estão se deliciando com um mar de iguarias, como chás com bolhas e algodão doce, bolinhos e pãezinhos, espetinhos de cordeiro e frutos do mar fritos, além de culinária malaia, tailandesa e coreana. 

Sair da versão mobile