Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China e Colômbia concordam em promover intercâmbios legislativos

Beijing – Zhao Leji, o mais alto legislador da China, reuniu-se nesta terça-feira em Beijing com o presidente do Congresso colombiano, Iván Name Vásquez, e com o presidente da Câmara dos Representantes da Colômbia, Andrés David Calle Aguas. Eles concordaram em promover o intercâmbio e a cooperação entre os seus órgãos legislativos.

Zhao, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), lembrou que os chefes de Estado da China e da Colômbia anunciaram o estabelecimento da parceria estratégica China-Colômbia em outubro do ano passado, abrindo um novo capítulo na história das relações bilaterais. A China está disposta a trabalhar com a Colômbia para implementar o importante consenso alcançado pelos dois presidentes e contribuir para o desenvolvimento de longo prazo da parceria estratégica bilateral.

O país aprecia o respeito colombiano de longo prazo ao princípio de Uma Só China e está disposto a aprofundar a cooperação prática em vários campos. Espera-se que os dois lados trabalhem juntos para construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade e defender um mundo igualitário, ordenado e multipolar e uma globalização econômica que seja inclusiva e benéfica para todos, disse Zhao.

As legislaturas dos dois países devem desempenhar seu papel na criação de um ambiente jurídico saudável para fortalecer a cooperação comercial e de investimento e ampliar o intercâmbio de pessoal, acrescentou.

Name e Calle garantiram que a Colômbia se mantém firmemente fiel ao princípio de Uma Só China. O país espera aprender com a experiência chinesa de desenvolvimento, fortalecer o intercâmbio entre os órgãos legislativos e promover relações dinâmicas e amistosas entre os dois lados. 

Sair da versão mobile