Beijing – A China fez novas conquistas ao estabelecer revistas líderes mundiais de ciência e tecnologia, de acordo com a Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia (CAST, em inglês).
O número de publicações chinesas que estão entre as 5% e as 25% melhores dos rankings internacionais para sua disciplina aumentou 5,6 vezes e 1,8 vez, respectivamente, desde a implementação de um plano de ação para estabelecer periódicos de ciência e tecnologia de destaque mundial.
Em 2019, a China emitiu uma diretriz sobre a promoção da reforma das revistas de ciência e tecnologia do país e a criação de publicações mundialmente respeitadas nesta área, lançando um plano de ação de cinco anos para apoiar e desenvolver seus periódicos do setor.
Cinquenta campos científicos e tecnológicos nacionais e estrangeiros foram cobertos por revistas desde a implementação do plano de ação, informou a CAST.
Visando a vanguarda da ciência e tecnologia, a China implantou uma série de novas publicações com altos pontos de partida.
Também promoveu a abertura da publicação de revistas em língua chinesa e o compartilhamento de dados científicos para o mundo.
A CAST acelerará o estabelecimento de revistas líderes mundiais de ciência e tecnologia e promoverá sua digitalização e comercialização em 2024.