Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

França emite selos especiais para marcar o Ano do Dragão

Paris – O Grupo La Poste da França revelou um par de selos nesta sexta-feira para celebrar o próximo Ano Novo Lunar Chinês, o Ano do Dragão.

Um selo mostra um dragão voador em um fundo azul e o outro mostra um dragão em um fundo vermelho com a cabeça virada para trás.

O estilo combina as técnicas das pinturas realistas e Xieyi tradicionais chinesas, que significam literalmente “escrever a ideia”, o que convida as pessoas a entrarem em contos de fadas e histórias mitológicas sobre o dragão chinês, explicou Chen Jianghong, um artista francês de origem chinesa que criou o conjunto de selos.

O Grupo La Poste tem comemorado o Ano Novo Lunar Chinês na França emitindo selos do zodíaco chinês desde 2005. A cerimônia deste ano ocorreu na véspera do 60º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e a França.

“Um totem reverenciado da nação chinesa desde o início dos tempos, o dragão chinês era considerado um animal auspicioso, pois nossos ancestrais atribuíam a ele a capacidade de trazer chuva, afastar desastres e abençoar a humanidade”, disse Lu Shaye, embaixador chinês na França. “Ele também incorpora nosso espírito nacional de dinamismo, perseverança e tolerância.”

“Com esse magnífico símbolo, desejamos ainda mais progresso para as relações entre a China e a França”, acrescentou.

O lançamento dos selos especiais é uma excelente oportunidade para descobrir mais sobre essa parte da cultura chinesa, disse Jean-Paul Forceville, diretor de Assuntos Europeus e Internacionais do Grupo La Poste.

Como 2024 marca o Ano da Cultura e do Turismo China-França, vários eventos serão realizados para celebrar a amizade bilateral, disse Forceville, acrescentando que o Grupo La Poste continuará a trabalhar em estreita colaboração com a China Post.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo