Beijing – Grandes modelos baseados em algoritmos, potência de computação e big data se tornaram a tendência dominante do desenvolvimento de IA e têm fortalecido continuamente o desenvolvimento econômico da China.
Até outubro de 2023, 238 grandes modelos foram lançados na China, de acordo com dados oficiais. Enquanto isso, um número cada vez maior de universidades, institutos e empresas inovadoras está aderindo ao movimento dos grandes modelos de IA.
Os modelos de linguagem de grande porte têm atraído muita atenção nos últimos anos, com uma proliferação de produtos que atraem uma base substancial de usuários baseada em suas funcionalidades, como compreensão de linguagem, raciocínio lógico, perguntas e respostas sobre conhecimento e geração de texto.
A iFLYTEK, empresa líder em IA na China, revelou no ano passado seu modelo de linguagem de grande porte baseado em IA, denominado “Spark Desk”. Em apenas 14 horas após o lançamento, o número de usuários cadastrados ultrapassou um milhão.
O modelo multitarefa abrange características chaves, incluindo conteúdo gerado por IA, compreensão de vários idiomas, raciocínio lógico, matemática e codificação.
Baidu, gigante tecnológico da China, lançou seu modelo de linguagem de grande porte, um produto semelhante ao ChatGPT, chamado Ernie Bot, em março de 2023. O produto pode fornecer uma ampla gama de serviços, como discursos de boas-vindas, rascunhos de discursos, planos de negócios, instruções, fluxogramas e mapas mentais, abrangendo muitos aspectos de trabalho e de vida.
Em 28 de dezembro de 2023, a base de usuários do Ernie Bot ultrapassou 100 milhões, tornando-o o primeiro produto de modelo de grande porte da China a fornecer serviços pagos para os consumidores.
A pesquisa e o desenvolvimento (P&D) de grandes modelos representam um foco importante de futuros empreendimentos científicos, embora com altas barreiras de entrada e desafios relacionados. Somente com a plena integração em vários setores, os grandes modelos poderão atender à economia real de forma mais eficaz e alcançar o desenvolvimento sustentável.
Nos últimos anos, os grandes modelos dirigidos por IA desenvolvidos pela própria China demonstraram grande potencial de aplicação na economia real, como mineração inteligente, pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, meteorologia, assuntos governamentais, finanças, manufatura inteligente e gerenciamento ferroviário.
No setor de manufatura, os robôs equipados com grandes modelos ajudam os trabalhadores a aumentar sua eficiência. Na área de transportes, os departamentos de gerenciamento de tráfego podem usar grandes modelos para otimizar o fluxo de tráfego e as condições das estradas.
Na área de P&D de medicamentos, os modelos de grande porte podem agilizar o processo de pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos e obter design e descoberta de medicamentos altamente eficientes, inovadores e personalizados usando processamento de linguagem natural, gráficos de conhecimento e modelagem molecular.
Como um modelo de aprendizagem profunda com centenas de bilhões de parâmetros de escala e estruturas complexas, um grande modelo tem requisitos extremamente altos para a capacidade de carga e a eficiência de potência de computação.
Muitas cidades com forte demanda por IA estão aumentando o fornecimento de potência de computação, como Beijing, Shenzhen e Shanghai, também chamadas de “primeiro escalão” do desenvolvimento de IA da China. Essas cidades têm emitido sucessivamente políticas relevantes para apoiar o layout da infraestrutura de potência de computação.
De acordo com um livro branco sobre o índice de desenvolvimento de potência de computação da China, a potência de computação inteligente se desenvolveu rapidamente para representar 59% da potência de computação do país em 2023.