Guiyang – A economia digital representou 42% do Produto Interno Bruto (PIB) na Província de Guizhou, no sudoeste da China, em 2023, informaram as autoridades locais nesta segunda-feira.
Dados de uma coletiva de imprensa mostram que o PIB da província passou dos 2,09 trilhões de yuans (US$ 291 bilhões) em 2023, registrando um aumento de 4,9% em relação ao ano anterior.
Peng Xianhua, vice-diretor da comissão provincial de desenvolvimento e reforma, ressaltou que Guizhou teve um crescimento significativo em seu poder de computação no ano passado como um dos oito centros nacionais de computação designados, com mais de 70 mil chips de computação inteligente agora em uso na província, um aumento de 93 vezes ano a ano.
Guizhou também atingiu um marco na construção da infraestrutura 5G, implantando 35 mil novas estações-base em áreas-chave, parques industriais e centros de transporte no ano passado.
Desde que a província foi aprovada para criar a primeira zona-piloto nacional e abrangente de big data do país em 2016, tornou-se a pioneira na indústria de big data do país.