Beijing – Os três taikonautas da missão tripulada chinesa Shenzhou-16 fizeram sua primeira aparição pública em Beijing nesta sexta-feira, 80 dias após seu retorno do espaço.
A espaçonave Shenzhou-16 foi lançada do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan em 30 de maio de 2023, transportando três tripulantes: Jing Haipeng, Zhu Yangzhu e Gui Haichao. Eles permaneceram em órbita por 154 dias, durante os quais realizaram uma atividade extraveicular e deram a quarta aula ao vivo a partir da estação espacial Tiangong.
Usando quatro distintivos de honra de seus voos espaciais bem-sucedidos em seu peito, o comandante Jing disse que sua tripulação, pela primeira vez, era composta por um trio diversificado de taikonautas de diferentes origens profissionais, incluindo piloto de aeronave, engenheiro de voo e especialista em carga útil.
“Profissionais lidam com assuntos profissionais”, disse o piloto sênior, acrescentando que a divisão do trabalho é clara, cada um sendo encarregado de tarefas específicas.
A missão Shenzhou-16 marcou a quarta viagem de Jing ao espaço, tornando-o o taikonauta mais experiente.
O engenheiro de voo Zhu foi responsável pela manutenção e reparo da plataforma da estação espacial. Ele disse que o maior desafio é garantir “zero erros nas operações diárias” durante a missão de cinco meses.
“Concluímos com sucesso a missão e garantimos a operação segura, estável, eficiente e de longo prazo da estação espacial”, disse Zhu à mídia.
O especialista em carga útil Gui foi o primeiro taikonauta civil a voar no espaço. “Ter a oportunidade de participar de uma infinidade de projetos de pesquisa de ponta no espaço foi uma experiência extraordinária, e eu tenho muito orgulho disso”, Gui compartilhou seus sentimentos.
O professor universitário que usa óculos disse que incorporaria as realizações alcançadas ao longo da missão espacial em seus futuros empreendimentos de pesquisa científica, palestras em sala de aula e cultivo de talentos.
Os três tripulantes estavam bem de saúde. Após a quarentena médica e os cuidados de recuperação, eles passarão por uma avaliação de saúde antes de retornar aos treinos normais.