Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Médicos chineses unem esforços no combate ao surto de cólera na Zâmbia

Lusaca – Médicos chineses se juntaram aos profissionais de saúde locais na quinta-feira na prestação de serviços de saúde a pacientes com cólera em Lusaca, capital da Zâmbia.

Um total de 10 médicos da 24ª Equipe Médica Chinesa e da 26ª Equipe Médica Militar Chinesa de Peritos estiveram no Estádio dos Heróis Nacionais, designado centro nacional de tratamento, para prestar serviços aos pacientes.

Du Xiaohui, embaixador chinês na Zâmbia, disse que as equipes médicas iniciaram o trabalho no centro de tratamento como parte da implementação do consenso dos líderes das duas nações e das medidas de assistência recentemente anunciadas pela China.

A Embaixada da China também fez doações para apoiar a Zâmbia no combate ao surto de cólera.

“Estes especialistas médicos irão, segundo os acordos das autoridades de saúde da Zâmbia, trabalhar com seus homólogos da Zâmbia para fornecer serviços de saúde aos pacientes”, disse Du na cerimônia de entrega de suprimentos médicos.

Ele disse que um total de 993 especialistas médicos chineses viajaram para a Zâmbia ao longo dos anos para combater várias doenças, incluindo a COVID-19, a cólera e a malária, mostrando o compromisso da China em ajudar a Zâmbia durante o surto de cólera.

A ministra da Saúde da Zâmbia, Sylvia Masebo, agradeceu a ajuda da China, não só no setor da saúde, como em outras áreas. Ela destacou a verdadeira amizade fraterna demonstrada pela China, dizendo que a atual liderança chinesa manteve o espírito dos seus antepassados ao continuar essa relação.

A ministra também agradeceu a doação, afirmando que é importante para o combate à epidemia de cólera, que afeta o país desde outubro do ano passado.

A Zâmbia registou 10.887 casos e 432 mortes, com esforços contínuos para tratar e dar alta aos pacientes em vários centros de tratamento em nove províncias.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo