Abidjan – O presidente de Cote d’Ivoire, Alassane Ouattara, reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, na quarta-feira em Abidjan, capital econômica do país da África Ocidental, e na reunião o presidente reafirmou a adesão ao princípio de Uma Só China.
Ouattara pediu a Wang que transmitisse seus bons votos ao presidente chinês, Xi Jinping, e expressou seu apreço pela filosofia de governança de Xi e sua profunda preocupação com o povo. Ele disse que admira as realizações notáveis da China e agradeceu à China por assumir responsabilidades como um país importante na promoção da paz e do desenvolvimento.
Ouattara expressou orgulho pela amizade com a China e pelas fortes relações entre os dois países. Ele afirmou que seu país continuará a priorizar suas relações com a China, esperando aprender com as experiências bem-sucedidas da China, expandir a cooperação em vários campos e obter mais resultados do Fórum de Cooperação China-África em Cote d’Ivoire para melhor beneficiar os povos dos dois países.
O presidente disse que a posição de Cote d’Ivoire sobre o assunto de Taiwan é clara: existe apenas uma China no mundo, e Taiwan faz parte da China. Ele afirmou que Cote d’Ivoire continuará a obedecer ao princípio de Uma Só China.
De sua parte, Wang, que também é membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, transmitiu saudações cordiais de Xi a Ouattara. Ele parabenizou Cote d’Ivoire por sediar com sucesso a 34ª Copa Africana de Nações, dizendo que esse é um grande evento para o povo africano e uma fonte de orgulho para Cote d’Ivoire.
A China entregou o estádio principal no prazo e com alta qualidade, e a Ponte Cocody, construída por empresas chinesas em Abidjan, tornou-se um novo marco para o país, simbolizando a cooperação mutuamente benéfica entre os dois lados e representando a amizade China-África, assinalou Wang.
A China aprecia muito o apoio de Cote d’Ivoire aos esforços da China para salvaguardar a unidade nacional e a integridade territorial, disse Wang, observando que a China continuará a se manifestar sobre assuntos relativos aos interesses centrais e às principais preocupações de Cote d’Ivoire.
A China está disposta a implementar conjuntamente o importante consenso alcançado pelos chefes de Estado dos dois países e promover continuamente a cooperação mutuamente benéfica entre a China e Cote d’Ivoire a um novo patamar, disse ele.
A cooperação China-África obteve conquistas históricas, fornecendo assistência crucial para acelerar o desenvolvimento da África e contribuir para a paz e a estabilidade globais, indicou Wang.
A China está pronta para trabalhar com os países africanos para explorar formas eficazes que se adaptem às suas respectivas condições nacionais, defender sua independência e alcançar o desenvolvimento e a prosperidade comuns, esforçando-se em conjunto pela modernização, disse ele.