Lomé – O presidente togolês, Faure Gnassingbe, reuniu-se nesta quarta-feira com o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, quando ambas as partes manifestaram vontade de promover os laços bilaterais e intensificar a cooperação entre a África e a China.
Gnassingbe pediu a Wang que transmitisse suas sinceras saudações e melhores votos ao presidente chinês, Xi Jinping, e elogiou as relações bilaterais e a cooperação prática.
No âmbito do Fórum de Cooperação China-África, o Togo e outros países africanos alcançaram o desenvolvimento na construção de infraestruturas, disse Gnassingbe.
A África acelerou seu crescimento econômico, aumentou a segurança e trouxe benefícios para as pessoas no continente, disse ele, enfatizando que essas conquistas não podem ser realizadas sem a assistência de longo prazo e altruísta da China.
O Togo expressa gratidão à China por defender a justiça na arena internacional, opor-se à interferência nos assuntos internos da África e desempenhar um papel indispensável no desenvolvimento pacífico da África, disse o presidente.
O povo africano precisa de um amigo como a China, que cuide das realidades africanas, ouça as demandas da África e nunca imponha sua vontade aos outros, disse ele.
Como o beneficiário da cooperação China-África, o Togo sempre confiará na China e levará adiante a amizade tradicional, ao mesmo tempo em que aprofunda a cooperação em vários campos, acrescentou ele.
No mundo volátil de hoje, a África enfrenta novos desafios para seu desenvolvimento pacífico e precisa do apoio da China e da cooperação África-China mais do que nunca, disse ele.
Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, transmitiu as cordiais saudações do presidente Xi Jinping. Ele disse que a amizade China-Togo, forjada pela geração mais velha de líderes, tornou-se um modelo de cooperação Sul-Sul.
A China aumentará a sinergia das estratégias de desenvolvimento com o Togo e apoiará o país africano na consecução do desenvolvimento sustentável, disse ele.
A China entende e acredita na África, disse, notando que, enquanto a África estiver unida e independente, crescer forte através da unidade e encontrar um caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais, será capaz de superar as dificuldades e de criar novas oportunidades.
O século 21 é um século de revitalização para os países em desenvolvimento, enfatizou Wang, observando que a China sempre estará firmemente com a África, apoiará a África na aceleração de seu desenvolvimento independente e promoverá a atualização da cooperação China-África, para entregar mais frutos da cooperação China-África ao Togo e a outros países africanos.
Wang disse que a China forneceu uma referência para os países em desenvolvimento ao explorar caminhos adequados às suas condições nacionais, e a China está pronta para compartilhar experiências e oportunidades de desenvolvimento com a África para realizar a modernização tanto para a China quanto para a África.