Guangzhou – A alfândega de Huangpu, na Província de Guangdong, no sul da China, movimentou 444 trens de mercadorias China-Europa em 2023, um aumento de cerca de 300% sobre o ano anterior, anunciou a autoridade alfandegária.
A Alfândega de Huangpu é responsável pelos assuntos alfandegários nas principais áreas de fabricação e exportação da província, incluindo a cidade de Dongguan e os distritos de Huangpu e Zengcheng, de Guangzhou, a capital provincial. A entidade supervisionou o lançamento do primeiro trem de mercadorias China-Europa desde Guangdong, em 2013.
Até a data, o serviço de trens de mercadorias China-Europa tornou-se um canal logístico indispensável para o comércio transfronteiriço na Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, de acordo com a autoridade alfandegária.
Nos últimos anos, Guangdong expandiu seus serviços de trem para a Europa, Ásia Central e países como Laos e Vietnã. Agora, seus trens de carga podem chegar a 23 cidades em 12 países, disse Jin Zhenwu, vice-diretor do ramo de supervisão da Alfândega de Huangpu.
Os bens exportados através dos trens também apresentaram um valor mais alto, uma vez que as principais exportações, antes tais quais brinquedos e itens de primeira necessidade, são gradualmente substituídas por produtos de médio e alto padrão, como equipamentos de comunicação, eletrodomésticos e equipamentos mecânicos, acrescentou Jin.
Eles também estão explorando novos modelos de negócios por meio dos trens de carga China-Europa, como mais integração com compras de mercado e comércio eletrônico transfronteiriço, de acordo com Jin.