Beijing – A China lançou recentemente uma diretriz para fortalecer a economia “prateada” como parte dos esforços para enfrentar os desafios do envelhecimento da população.
A diretriz, emitida pelo Gabinete Geral do Conselho de Estado, especifica medidas para expandir, padronizar, cultivar clusters industriais e melhorar a marca da economia da terceira idade.
Priorizando o bem-estar de seus idosos, o país deve melhorar os serviços de alimentação e saúde para a população e acelerar o desenvolvimento de instituições de cuidados ao idoso, de acordo com o documento.
Prevê-se a construção de cerca de dez parques industriais para desenvolver a economia prateada em todo o país, pedindo esforços para cultivar indústrias líderes e estimular o consumo dos idosos.
Esforços também devem se concentrar em nutrir novos modelos de negócios relacionados à saúde inteligente e cuidados a idosos, como desenvolvimento de robôs de enfermagem e limpeza, juntamente com biotecnologias que ajudam a aliviar doenças relacionadas à idade, segundo o texto.
As instituições financeiras são incentivadas a lançar mais produtos para idosos e aumentar o apoio ao desenvolvimento de instalações e programas de cuidados a idosos.
A diretriz diz que a economia prateada incorpora atividades econômicas que atendem aos idosos com produtos e serviços sob medida e se preparam para os desafios de uma população envelhecida.