Zurique, Suíça – A China sempre atribuiu grande importância ao papel único da Suíça na Europa e no cenário internacional, e está pronta para manter uma estreita comunicação e coordenação com a Suíça para enfrentar conjuntamente os desafios globais, disse neste domingo em Zurique o primeiro-ministro chinês, Li Qiang.
Li fez as observações em sua chegada para a Reunião Anual 2024 do Fórum Econômico Mundial (FEM) e uma visita oficial ao país europeu. Ele foi recebido pela presidente da Confederação Suíça, Viola Amherd, no aeroporto internacional de Zurique.
Observando que a Suíça foi um dos primeiros países ocidentais a estabelecer relações diplomáticas com a China, Li exaltou que as relações China-Suíça mantiveram um desenvolvimento sólido desde o seu estabelecimento há 74 anos.
Especialmente desde o anúncio do estabelecimento da parceria estratégica inovadora China-Suíça pelo presidente chinês, Xi Jinping, e pelo líder suíço em 2016, os intercâmbios e a cooperação entre os dois países em vários campos foram levados a novos patamares e produziram novos resultados, elogiou Li.
A China está pronta para trabalhar com a Suíça para seguir a importante orientação estratégica alcançada pelos dois chefes de Estado, aprofundar ainda mais a confiança política mútua, expandir a cooperação mutuamente benéfica e cultivar a amizade entre os dois povos, garantiu.
O embaixador chinês na Suíça, Wang Shiting, e o representante permanente da China no escritório das Nações Unidas em Genebra e em outras organizações internacionais na Suíça, Chen Xu, também cumprimentaram Li no aeroporto.
Após sua estada na Suíça, Li também fará uma visita oficial à Irlanda.
Li está fazendo a viagem a convite de Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do FEM, da presidente da Confederação Suíça, Viola Amherd, e de Leo Varadkar, primeiro-ministro irlandês.