Berna, Suíça – A China está disposta a aprofundar a cooperação mutuamente benéfica em vários campos com a Suíça para obter resultados mais práticos, disse o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, neste domingo.
Li fez as observações em um trem especial de Zurique para Berna, a capital da Suíça, durante o qual ele manteve um intercâmbio franco com a presidente da Confederação Suíça, Viola Amherd, em uma atmosfera relaxante e amigável.
Observando que a Suíça foi um dos primeiros países ocidentais a reconhecer a República Popular da China, Li disse que os dois países têm uma longa história de cooperação amigável.
A Suíça não só possui belas paisagens naturais, mas também tem um bom ambiente ecológico, capacidade de inovação líder e produtos “fabricados na Suíça” de alta qualidade, disse ele.
Atualmente, a China está avançando na modernização chinesa de forma abrangente com desenvolvimento de alta qualidade, observou Li, acrescentando que a China está pronta para aprimorar os intercâmbios e a aprendizagem mútua com a Suíça.
A amizade entre os países está na afinidade entre os povos. A China está disposta a aproveitar o 75º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países em 2025 como uma oportunidade para aprimorar o nível local e os intercâmbios interpessoais e promover relações amigáveis entre os dois países e seus povos, disse Li.
Ele também observou que as empresas suíças participaram profundamente do processo de reforma e abertura da China nos últimos 40 anos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país e obtendo benefícios substanciais para si mesmas.
A China só abrirá cada vez mais suas portas para o mundo exterior, dando as boas-vindas a mais empresas suíças para investirem no país, acrescentou.
Por sua vez, Amherd deu as boas-vindas a Li por sua visita oficial à Suíça e apresentou as condições nacionais da Suíça e os costumes de vários estados ao longo do caminho.
Os povos da Suíça e da China nutrem sentimentos de amizade um pelo outro e os dois países têm uma longa história de cooperação com muitos resultados frutíferos, observou ela.
Muitas empresas suíças obtiveram bom desempenho em investimentos e desenvolvimento na China e estão dispostas a aprofundar ainda mais sua presença no mercado chinês, disse Amherd.
O lado suíço está disposto a trabalhar junto com o lado chinês para fortalecer os intercâmbios interpessoais e aumentar ainda mais a compreensão mútua e a amizade entre os povos dos dois países, disse ela.
Os dois lados também trocaram opiniões sobre inovação científica e tecnológica, desenvolvimento verde, turismo cultural, esportes de inverno, entre outros, e concordaram em promover a cooperação em áreas relacionadas.