“A China é e continuará a ser um parceiro fundamental no desenvolvimento social e econômico das Maldivas.”
Malé – O presidente das Maldivas, Mohamed Muizzu, disse que pretende promover a cooperação econômica, comercial, turística, de investimento e cultural com a China durante sua visita de Estado ao país a partir de segunda-feira.
“A China é e continuará a ser um parceiro fundamental no desenvolvimento social e econômico das Maldivas”, disse o presidente das Maldivas à Xinhua em uma entrevista por escrito antes de partir para a China.
Ele acrescentou que a relação Maldivas-China é baseada no respeito mútuo, na confiança mútua e na não interferência nos assuntos internos de cada um, que são princípios internacionais fundamentais sobre os quais a ordem econômica e política global é construída e sustentada.
Com a viagem sendo sua primeira visita à China como presidente, Muizzu disse que espera um investimento renovado no relacionamento, uma esperança renovada na parceria e uma colaboração renovada e revigorada na busca conjunta de melhorar o bem-estar de ambos os povos.
Foto aérea tirada em 1º de setembro de 2019 mostra a Ponte da Amizade China-Maldivas nas Maldivas. (Foto por Wang Mingliang/Xinhua)
“O comércio entre nossos países está crescendo rapidamente. Desejamos expandi-lo e acelerá-lo ainda mais”, disse o presidente das Maldivas, acrescentando que as chegadas de turistas da China estão em uma rápida tendência de crescimento após a retomada das viagens externas da China.
Muizzu disse que os projetos do Cinturão e Rota são vitais para transformar o desenvolvimento econômico de seu país.
O presidente observou que a Ponte da Amizade China-Maldivas conectou massas de terra separadas e também pessoas, permitindo a expansão das atividades econômicas.