Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Pesquisadores chineses encontram gene principal para produção de algodão e qualidade de fibra

Beijing – Um grupo de pesquisadores chineses identificou o gene principal que modifica a produção e a qualidade de fibra do algodão herbáceo, estabelecendo a base para a melhoria das características do algodão, de acordo com uma edição recente do Jornal de Pesquisa Avançada.

   O algodão herbáceo é uma das quatro principais espécies de algodão e é uma cultura importante que fornece fibras naturais para a indústria têxtil. Nas atuais condições de criação e produção, existem desafios sem precedentes em melhoria simultânea da qualidade de fibra e produção, devido a suas complexas correlações negativas.

   No entanto, os pesquisadores do Instituto de Pesquisa do Algodão da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas utilizaram uma linhagem consanguínea recombinante intraespecífica da população de algodão herbáceo para identificar o gene chave GH_D07G2262 que pode modificar simultaneamente a produção e a qualidade de fibra do algodão herbáceo.

   O grupo de pesquisa verificou as funções do gene e descobriu que ele pode regular positivamente o comprimento e a resistência de fibra, e regular negativamente a porcentagem de fibra, que é a relação entre o peso de fibra e o peso do algodão em caroço, e é um importante índice econômico para o plantio de algodão.

   O grupo também analisou a base genética das correlações negativas entre a qualidade da fibra e características de produção do algodão herbáceo, fornecendo novos insights sobre as complexas relações genéticas entre várias características, segundo a pesquisa.

Sair da versão mobile