Beijing – O banco central da China prometeu fornecer apoio forte e eficaz para o crescimento econômico estável e o desenvolvimento de alta qualidade este ano em uma conferência de trabalho em Beijing na quinta e sexta-feira.
Trabalhos serão efetuados para aprofundar a reforma estrutural do lado da oferta no setor financeiro, expandir a abertura de alto nível de forma ordenada e fortalecer os ajustes anticíclicos e interciclos, de acordo com uma declaração do Banco Popular da China.
As políticas monetárias prudentes serão flexíveis, moderadas, precisas e eficazes, e o crescimento do financiamento social e da oferta monetária será compatível com o crescimento econômico e os níveis de preços. A taxa cambial do renminbi permanecerá estável em um nível razoável e equilibrado.
A declaração afirma que as principais áreas e os elos fracos receberão mais apoio financeiro, incluindo inovação tecnológica, redução da emissão de carbono, agricultura, pequenas empresas, economia privada e revigoramento rural.
A abertura dos mercados financeiros será promovida, com acesso mais fácil ao mercado de títulos da China para investidores estrangeiros. O banco central também participará ativamente da governança financeira internacional e expandirá a cooperação global. A internacionalização do yuan também terá medidas sólidas.
Serão feitos esforços para proteger e neutralizar adequadamente os riscos financeiros nos principais campos.
Também serão feitos esforços para aprofundar as reformas financeiras, melhorar os serviços e a gestão financeira e promover a reforma institucional e a otimização dos processos de negócios, de acordo com a declaração.