Beijing – O mercado de logística da China, um indicador de alto perfil da operação econômica, registrou progresso e melhora no ano passado, sustentado por uma recuperação econômica constante e novos motores econômicos.
O índice de desempenho logístico médio anual ficou em 51,8% em 2023, acima da linha de expansão-contração de 50% e 3,2 pontos percentuais acima do ano anterior, mostraram dados da Federação Chinesa de Logística e Compras (CFLP, em inglês).
Os subíndices de volume de negócios, novos pedidos e taxas de utilidades de equipamentos registraram crescimentos notáveis em comparação com 2022, de acordo com a CFLP.
Analistas disseram que a tendência robusta do setor de logística deve se estender até 2024, pois a leitura de dezembro de 2023 cresceu 0,2 ponto percentual em termos mensais, para 53,5%, com a maioria dos subíndices em território de expansão, indicando uma expectativa otimista dos negócios.
Ecoando as atividades logísticas mais intensas, outro índice que acompanha os preços da logística rodoviária registrou crescimento de 0,9% na comparação anual em dezembro, em meio a melhoras gerais na demanda e oferta de transporte rodoviário.
De acordo com Hu Han, analista da CFLP, com as políticas em vigor para estabilizar a economia e aumentar a confiança, a produção industrial e o consumo continuaram a se recuperar em 2023, o que impulsionou a demanda por transporte.
As crescentes melhoras industriais do país, combinadas com a melhora da estrutura de suprimentos logísticos, consolidaram ainda mais a tendência de recuperação do setor, disse Hu.
A lucratividade das empresas no quarto trimestre de 2023 teve um desempenho significativamente melhor do que no terceiro trimestre e no primeiro semestre, disse Hu, acrescentando que os índices que medem o lucro operacional de pequenas e microempresas de logística subiram por cinco meses consecutivos.
Com um desenvolvimento aprimorado da infraestrutura logística, uma extensa rede de armazéns e instalações avançadas de armazenamento, o mercado de logística da China manteve sua posição como o maior mercado de logística do mundo pelo sétimo ano consecutivo em 2022.
O robusto setor logístico é uma prova primordial do aquecimento da demanda pelo consumo e da dinâmica econômica robusta do país.
Intimamente ligado ao crescente negócio de comércio eletrônico do país, o setor de entrega rápida viu seu volume de entrega anual ultrapassar 120 bilhões de pacotes pela primeira vez.
Durante a onda anual de compras online “Duplo 11”, cerca de 7,51 bilhões de pacotes foram enviados em todo o país de 1º a 16 de novembro de 2023, representando um crescimento anual de 30,9%.
A busca consistente pela inovação também é um importante contribuinte para a expansão do setor de logística, disse Zhou Zhicheng, pesquisador da CFLP.
Em novembro de 2023, as encomendas de transporte para fabricação de equipamentos e manufatura de alta tecnologia mantiveram um rápido crescimento, altas anuais de 9,8% e 6,2%, respectivamente, mostraram dados.
A logística relacionada à energia verde também permaneceu ativa. Em novembro de 2023, a demanda logística por veículos de nova energia e baterias solares cresceu rapidamente, com suas taxas de crescimento acima de 35% ano a ano.