Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Chinesa CNPC substitui gigante petrolífera dos EUA como principal contratante para do campo petrolífero iraquiano Qurna Ocidental

Bagdá – A China National Petroleum Corporation (CNPC), maior produtora de petróleo e gás do país, assumiu oficialmente na segunda-feira o lugar da gigante petrolífera norte-americana ExxonMobil como a principal contratante do campo petrolífero iraquiano Qurna Ocidental 1.

A cerimônia de entrega foi realizada na Província de Basra, no sul do Iraque, com a presença de autoridades iraquianas, diplomatas chineses e representantes da CNPC, Basra Oil Company, ExxonMobil, entre outros.

Parabenizando a nova parceria da CNPC, Bassim Mohammed Khudair, vice-ministro iraquiano do petróleo para assuntos de extração, disse à Xinhua que tem total confiança na mão de obra, na estratégia e na visão da CNPC e acredita que o projeto será concluído dentro do prazo estipulado.

Por sua vez, Ji Gang, conselheiro do Consulado Geral da China em Basra, disse que espera que a China e o Iraque trabalhem juntos para tornar o projeto do campo petrolífero Qurna Ocidental 1 um excelente exemplo de cooperação energética entre os dois países.

A CNPC aderirá ao princípio do benefício mútuo e da cooperação ganha-ganha, seguirá a visão de ampla consulta, contribuição conjunta e benefícios compartilhados, e garantirá uma entrega tranquila e uma transição ordenada, disse Chen Mingzhuo, gerente geral do projeto.

O campo petrolífero Qurna Ocidental 1, localizado a cerca de 50 km a noroeste de Basra, a capital da província homônima, é um dos maiores campos petrolíferos do Iraque, com uma produção anual de petróleo bruto estimada em mais de 25 milhões de toneladas.

Sair da versão mobile