Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Conferência de intercâmbio de civilizações sino-tunisianas é aberta em Túnis

Túnis – Intercâmbios e diálogos sobre civilizações entre a China e a Tunísia promoverão o desenvolvimento e a prosperidade comuns dos dois países, disse o presidente da Associação Chinesa para o Entendimento Internacional (CAFIU, em inglês), Ji Bingxuan, na segunda-feira.

Ele fez as observações em uma conferência de intercâmbio cultural e de civilizações sino-tunisianas realizada conjuntamente aqui na capital tunisiana pela CAFIU e pelo Instituto do Patrimônio Nacional da Tunísia (INP, em inglês), com a participação de pesquisadores, acadêmicos e historiadores chineses e tunisianos.

A Iniciativa de Civilização Global proposta pela China visa à coexistência e ao aprendizado mútuo entre diferentes civilizações e desempenha um papel importante na promoção do processo de modernização da sociedade humana e das diferentes civilizações do mundo, disse Ji.

A cooperação cultural entre a China e a Tunísia tem aumentado nos últimos anos, e o projeto arqueológico conjunto China-Tunísia, lançado este ano, está progredindo sem problemas, disse Tarek Baccouche, diretor do INP, em seu discurso.

O ano de 2024 marca o 60º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e a Tunísia, e a cooperação entre os dois lados atingirá um nível mais alto, disse Baccouche.

M’hamed Hassine Fantar, um historiador tunisiano, apresentou brevemente a antiga civilização da Tunísia na conferência, especialmente a história de Cartago. 

Sair da versão mobile