Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Lucros das empresas estatais centrais da China atingem US$ 338,2 bilhões nos primeiros 11 meses

Beijing – Os lucros das empresas estatais administradas pelo governo central da China permaneceram estáveis durante os primeiros 11 meses de 2023, disse o mais alto regulador de ativos estatais do país.

   Os lucros totais das empresas estatais centrais da China atingiram 2,4 trilhões de yuans (US$ 338,2 bilhões) no período de janeiro a novembro, de acordo com uma reunião realizada pela Comissão de Supervisão e Administração de Ativos Estatais (SASAC, na sigla em inglês) do Conselho de Estado, que foi concluída na terça-feira.

   Durante este período, o investimento em ativos fixos das estatais centrais, incluindo imóveis, aumentou 9,1% em termos anuais, chegando a 4,1 trilhões de yuans, mostraram dados da SASAC.

   De acordo com a SASAC, as estatais centrais aumentaram os gastos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para impulsionar o desenvolvimento dirigido pela inovação. Nos primeiros 11 meses de 2023, seu investimento total em P&D ultrapassou 900 bilhões de yuans, uma alta de quase 70 bilhões de yuans em comparação com o mesmo período do ano passado.

   Os dados de terça-feira também revelaram que a produtividade das estatais centrais aumentou de forma constante neste período, com sua produtividade laboral anualizada atingindo 773 mil yuans por pessoa, um crescimento anual de 3,8%.

Sair da versão mobile