Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Construídas 11 mil casas pré-fabricadas para afetados por terremoto na China

Jishishan, Província de Gansu – Onze mil casas pré-fabricadas foram construídas até terça-feira para fornecer abrigo aos residentes realocados nas áreas atingidas pelo terremoto na Província de Gansu, noroeste da China, de acordo com o comando local de resgate.

   A província planeja construir 15 mil casas desse tipo para abrigar os moradores cujas moradias foram destruídas ou danificadas no terremoto de magnitude 6,2 que ocorreu há mais de uma semana, resultando em centenas de vítimas.

   Os moradores afetados estão se mudando para casas pré-fabricadas com melhores instalações.

   A casa pré-fabricada de Ma Fengying na aldeia de Meipo, no distrito de Jishishan, está equipada com um fogão, duas camas e cobertores elétricos. Sob as camas, um suprimento de materiais de alívio de terremotos, incluindo macarrão instantâneo e torrada, está bem armazenado.

   “Tive forte resfriado há alguns dias e não conseguia sair da cama. Agora a nova casa pré-fabricada é limpa e quente e eu me recuperei totalmente”, disse Ma.

   Na noite do terremoto, a família evacuou sua casa às pressas, passando uma noite sob o vento frio. Mais tarde, construiu uma tenda improvisada usando lençóis plásticos e, alguns dias depois, mudou-se para uma tenda melhor à prova de vento.

   Além das casas pré-fabricadas, uma fileira de tendas azuis servem como postos de bombeiros e saúde, além de espaços para acompanhamento psicológico e tratamento de outras questões. A China Telecom está oferecendo serviços gratuitos de Wi-Fi na área.

   O departamento distrital de bombeiros montou oito microquartéis na aldeia de Meipo equipados com cerca de 200 extintores, com os bombeiros patrulhando cinco vezes por dia para prevenir riscos de incêndio.

   “Agora, com as necessidades básicas asseguradas, esperamos que nossa nova casa seja construída rapidamente e possamos nos mudar o mais rápido possível”, disse Ma.

   Wang Xudong, que trabalha como enfermeira em um hospital em Lanzhou, capital de Gansu, voltou para casa após o terremoto.

   A casa da família de Wang na aldeia desabou no terremoto, o que foi um grande golpe para seus pais. “Depois de passar alguns dias na casa pré-fabricada, a vida está se tornando um pouco mais estável e meus pais agora estão com mais ânimo”, disse Wang.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo