Beijing – O Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) realizou na manhã de terça-feira um simpósio no Grande Palácio do Povo para comemorar o 130º aniversário do nascimento do camarada Mao Zedong.
Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do PCCh, presidente chinês e presidente da Comissão Militar Central, fez um importante discurso no simpósio.
Xi enfatizou a importância de se levar adiante a causa iniciada pelo camarada Mao Zedong e pediu esforços para transformar a China em um país mais forte e revitalizar a nação chinesa em todas as frentes por meio da busca de modernização chinesa.
O Pensamento de Mao Zedong é uma riqueza espiritual inestimável para o nosso Partido e guiará nossa ação a longo prazo, disse Xi, ressaltando que a melhor maneira de comemorar o camarada Mao Zedong é continuar a promover a causa que ele iniciou.
Os membros do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh, Li Qiang, Zhao Leji, Wang Huning, Ding Xuexiang, Li Xi e o vice-presidente Han Zheng participaram do simpósio. Cai Qi, membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh, presidiu o simpósio.
Em seu discurso, Xi disse que a vida do camarada Mao Zedong foi dedicada à prosperidade do país, à revitalização da nação e à felicidade das pessoas.
Mao liderou o povo na abertura de um caminho para adaptar o marxismo ao contexto chinês, forjando o grande, glorioso e correto PCCh e fundando a Nova China com o povo sendo o dono do país, disse Xi.
Ele também liderou o povo no estabelecimento do sistema socialista avançado e na fundação de um novo modelo de exército popular que é invencível, disse Xi.
Mao fez contribuições históricas indeléveis para a nação chinesa e para o povo chinês, que ficarão na história, disse Xi.
O camarada Mao Zedong dedicou sua vida ao Partido e ao povo, e seu nobre espírito será eternamente lembrado pela posteridade.
Observando que a tarefa central de todo o Partido e de toda a nação na nova jornada da nova era é transformar a China em um país mais forte e revitalizar a nação chinesa em todas as frentes por meio da busca da modernização chinesa, Xi disse que essa é uma causa transmitida por revolucionários veteranos, incluindo Mao Zedong, e é a solene responsabilidade histórica dos comunistas chineses de hoje.
Na nova jornada, nunca devemos nos esquecer de nossa aspiração original e missão fundadora, e devemos permanecer confiantes em nossa história e tomar iniciativas históricas, de modo a avançar constantemente na grande causa da modernização chinesa, disse Xi.
A modernização da China é a causa de todo o povo chinês, enfatizou Xi. Ele pediu esforços para estimular a iniciativa histórica do povo e reiterou que os ganhos da modernização devem beneficiar todas as pessoas de forma justa.
Ele também enfatizou a importância de conquistar novas fronteiras na adaptação do marxismo ao contexto chinês e às necessidades da época.
A reforma e a abertura são um dos principais motivos pelos quais a China conseguiu se acompanhar com os tempos a um ritmo tão extraordinário, sendo também um movimento crucial que determina o destino da modernização chinesa, disse Xi.
Ele enfatizou que, para fazer avançar a modernização chinesa, é necessário aprofundar ainda mais a reforma e a abertura em todos os aspectos e remover todas as barreiras institucionais que impedem o avanço da modernização chinesa, de modo a continuar expandindo seu espaço de desenvolvimento.
A modernização da China é a modernização socialista liderada pelo PCCh, disse Xi, enfatizando que somente tornando o Partido mais forte a modernização chinesa poderá realizar um desenvolvimento estável e sustentado.
Ele disse que é necessário aprimorar os sistemas para exercer a autogovernança plena e rigorosa do Partido e garantir que o Partido nunca mudará sua natureza, sua convicção ou seu caráter.
Observando que o avanço da modernização chinesa exige os esforços solidários de todos os filhos e filhas da nação chinesa, Xi ressaltou a necessidade de manter e aprimorar os sistemas de implementação da política “um país, dois sistemas” e garantir que o governo central exerça jurisdição geral sobre as regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau.
Ele enfatizou a necessidade de assegurar que Hong Kong e Macau sejam administrados por patriotas e garantir tanto a jurisdição geral do governo central quanto um alto grau de autonomia nas regiões administrativas especiais.
Xi disse que a realização da reunificação completa da China é uma tendência inevitável, enfatizando que é onde está o grande interesse nacional e é o que o povo quer.
Destacando a necessidade de implementar a política geral do Partido para resolver a questão de Taiwan na nova era e defender o princípio de Uma Só China e o Consenso de 1992, Xi pediu esforços para avançar no desenvolvimento integrado em todos os campos através do Estreito de Taiwan e promover o desenvolvimento pacífico das relações entre os dois lados do Estreito.
Impediremos resolutamente que alguém faça com que Taiwan se separe da China por qualquer meio, ressaltou Xi.
Ele enfatizou que a modernização da China é a modernização do desenvolvimento pacífico, que não apenas beneficia o povo chinês, mas também contribui para a promoção da modernização de outros países.
Dedicados à paz, ao desenvolvimento, à cooperação e ao benefício mútuo, levaremos adiante os valores compartilhados da humanidade e avançaremos na implementação da Iniciativa de Desenvolvimento Global, da Iniciativa de Segurança Global e da Iniciativa de Civilização Global, disse Xi.
Ao fazer isso, criaremos um mundo aberto, inclusivo, limpo e belo que desfruta de paz duradoura, segurança universal e prosperidade comum, acrescentou.
O desenvolvimento da China fortalece as forças mundiais em prol da paz, disse Xi, enfatizando que, independentemente do estágio de desenvolvimento que atingir, a China jamais buscará a hegemonia nem se envolverá em expansionismo.
Ao presidir o simpósio, Cai Qi pediu um estudo sério e a implementação total do discurso de Xi e solicitou esforços conjuntos para promover a grande causa de transformar a China em um país mais forte e revitalizar a nação chinesa em todas as frentes por meio da busca de modernização chinesa.
Participaram do simpósio membros do Birô Político do Comitê Central do PCCh, membros do Secretariado do Comitê Central do PCCh e autoridades líderes pertinentes do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional, do Conselho de Estado, do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês e da Comissão Militar Central.
Antes do simpósio, líderes como Xi Jinping, Li Qiang, Zhao Leji, Wang Huning, Cai Qi, Ding Xuexiang, Li Xi e Han Zheng foram ao Salão Memorial do Presidente Mao, onde fizeram três reverências à estátua sentada de Mao e prestaram homenagem aos restos mortais de Mao.