Beijing – A China tomará várias medidas para garantir cumprir as metas delineadas no 14º Plano Quinquenal (2021-2025), disse uma autoridade na terça-feira.
A China está a meio caminho da implementação do plano e estabeleceu uma base sólida para garantir um forte início para a construção de um país socialista moderno em todas as frentes, disse Zheng Shanjie, chefe da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR), num relatório de avaliação intermediária apresentado à sessão em curso do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional, a principal legislatura da China.
Adiante, os desafios incluem um mecanismo imperfeito de longo prazo para expandir o consumo dos residentes, um alto nível de emissões de poluentes e carbono e a coexistência de uma oferta inadequada de serviços públicos e a má alocação parcial de recursos, disse Zheng.
Para cumprir suas metas, a China tomará uma série de medidas, como expandir a demanda doméstica, garantir a recuperação acelerada e o crescimento constante da economia, e aprofundar as reformas orientadas para o mercado e a abertura institucional, segundo o relatório.