Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Premiê chinês pede desenvolvimento integrado e cooperação em segurança entre países Lancang-Mekong

Beijing – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, pediu na segunda-feira que os países Lancang-Mekong fortaleçam o desenvolvimento integrado e a cooperação na governança de segurança, e anunciou a decisão da China de implementar um empréstimo especialmente designado para o desenvolvimento comum dos países Lancang-Mekong.

Li fez as declarações na quarta Reunião de Líderes da Cooperação Lancang-Mekong (LMC, sigla em inglês), realizada por videoconferência e copresidida por ele e o líder de Mianmar, Min Aung Hlaing, e com a participação dos primeiros-ministros Hun Manet (Camboja); Sonexay Siphandone (Laos), Srettha Thavisin (Tailândia) e Pham Minh Chinh (Vietnã).

Observando que a cooperação Lancang-Mekong é um empreendimento importante iniciado e avançado pelos seis países da região, Li pediu que os seis países deem um exemplo na construção do Cinturão e Rota de alta qualidade e na implementação da Iniciativa de Desenvolvimento Global, da Iniciativa de Segurança Global e da Iniciativa de Civilização Global.

Li apresentou quatro propostas sobre o reforço da cooperação Lancang-Mekong.

Primeiro, ele instou a aprofundar o desenvolvimento integrado, planejar e implementar conjuntamente projetos de interconexão relevantes na região Lancang-Mekong, promover a atualização dos projetos de cooperação transfronteiriça na economia, comércio, capacidade de produção e agricultura, manter a segurança e estabilidade das cadeias industriais e de suprimentos, e intensificar a cooperação na fabricação inteligente e big data.

Segundo, Li pediu que todos os lados promovam a cooperação verde, respeitem plenamente os direitos e interesses legítimos de todos os países no desenvolvimento e utilização racionais de recursos hídricos e acomodem as preocupações uns dos outros, acrescentando que a China está pronta para explorar a cooperação com outros países na governança da inteira bacia Lancang-Mekong e promover a cooperação na transição energética e proteção ecológica.

Terceiro, ele disse que todos os países devem fortalecer a governança de segurança, avançar na segurança comum, abrangente, cooperativa e sustentável, e combater com vigor os crimes como jogos de azar online e golpes por telefone.

Quarto, Li pediu por aprofundamento de intercâmbios entre pessoas.

Os líderes que participaram da reunião expressaram condolências sinceras ao lado chinês pelas vítimas causadas pelo terremoto na Província de Gansu.

Todas as partes agradeceram à China sua contribuição notável para promover a LMC, prometendo reforçar a cooperação em áreas como agricultura, inovação, redução da pobreza, interconectividade, economia digital, desenvolvimento verde, recursos hídricos e turismo.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo