Lanzhou – Negócios e escolas estão reabrindo, gradualmente trazendo a vida de volta ao normal nas áreas atingidas por terremotos na Província de Gansu, no noroeste da China, informaram as autoridades locais nesta segunda-feira.
Um terremoto de 6,2 graus sacudiu o distrito autônomo das etnias Bonan, Dongxiang e Salar de Jishishan na sub-região autônoma da etnia Hui de Linxia, há uma semana, deixando mais de 100 mortos em Gansu e na província vizinha de Qinghai.
O departamento provincial de gestão de emergências de Gansu disse em uma entrevista coletiva que 90% dos estabelecimentos comerciais, que vão de supermercados a restaurantes, reabriram na sede do distrito de Jishishan, enquanto a taxa de reabertura em pequenas vilas está em mais de 50%.
Acrescentou que todas as escolas no distrito retomaram as aulas até segunda-feira.
Ao todo 8.096 casas pré-fabricadas foram construídas na área atingida pelo terremoto, de acordo com o governo da sub-região. A província planejou construir 15.000 dessas casas para abrigar moradores cujas moradias foram destruídas ou danificadas.
As casas pré-fabricadas foram equipadas com colchas e aquecedores elétricos, e equipes médicas estão atuando nos locais de abrigo para fornecer serviços médicos.