Phnom Penh – Uma sinergia entre a Iniciativa do Cinturão e Rota (ICR) da China e a Estratégia Pentagonal do Camboja impulsionará a comunidade com futuro compartilhado entre os dois países, disseram um senador e especialistas cambojanos na terça-feira.
A ICR, iniciada pela China em 2013, visa criar redes comerciais e de infraestruturas que liguem a Ásia à Europa e África, e outras regiões, enquanto a Estratégia Pentagonal, lançada em agosto deste ano, foca no desenvolvimento do capital humano, na diversificação econômica, no aumento da competitividade, no setor privado crescimento do setor e do emprego, sustentabilidade e desenvolvimento digital.
Falando no evento de lançamento de projetos de melhoria dos meios de subsistência rurais apoiados pela China no Camboja, Tep Ngorn, segundo vice-presidente do Senado do Camboja, disse que uma década de ICR proporcionou enormes benefícios ao desenvolvimento socioeconômico do Camboja, ao desenvolvimento de infraestruturas de conectividade, e redução da pobreza.
“A promoção de sinergia entre a ICR da China e a Estratégia Pentagonal do Camboja impulsionará a construção de uma comunidade China-Camboja com futuro compartilhado com significado estratégico, benefícios e resultados mútuos para ambos”, disse ele.
Ngorn acrescentou que o quadro de cooperação “Hexágono Diamante”, que se concentra em seis áreas prioritárias: cooperação política, capacidade e qualidade de produção, agricultura, energia, segurança e intercâmbios interpessoais, também é essencial para impulsionar o desenvolvimento do Camboja.
O senador também destacou as excelentes relações e a estreita cooperação entre os dois países, dizendo que os laços bilaterais são sólidos e inquebráveis.
Esses comentários foram feitos depois que o Camboja e a China concordaram, em setembro, em fortalecer a sinergia estratégica entre a ICR e a Estratégia Pentagonal, com o objetivo de alcançar um desenvolvimento comum sustentável e de alta qualidade.
Kin Phea, diretor-geral do Instituto das Relações Internacionais do Camboja, um grupo de reflexão da Academia Real do Camboja, disse que uma sinergia entre a ICR e a Estratégia Pentagonal fortalecerá ainda mais a parceria cooperativa estratégica abrangente que ambos os países estabeleceram em 2010.
“O Camboja poderá obter muitos benefícios econômicos com o alinhamento coordenado da Estratégia Pentagonal com a ICR”, disse ele à Xinhua. “A combinação das duas estratégias irá acelerar o desenvolvimento do Camboja em termos de infraestruturas de conectividade, logística, indústrias, tecnologia digital, energia e agricultura, entre outros”.
Phea disse que também impulsionará a colaboração entre os países no aumento do investimento e da capacidade de produção para transformar a província costeira de Preah Sihanouk em modelo de zona econômica especial multifuncional.
“A sinergia entre as duas estratégias ajudará o Camboja a acelerar seu desenvolvimento em direção aos seus objetivos ambiciosos de virar um país de rendimento médio-alto até 2030 e um país de rendimento elevado até 2050”, disse ele.
Thong Mengdavid, supervisor de investigação do Asian Vision Institute, um grupo de reflexão independente com sede em Phnom Penh, disse que a sinergia produzirá um resultado benéfico para ambos os países e povos a longo prazo.
“A ICR promoveu a conectividade e a cooperação em todos os setores, incluindo infraestruturas físicas, economia, investimento e setor financeiro, além de relações interpessoais, e está virando uma locomotiva do crescimento global”, disse ele à Xinhua. “A sinergia entre a ICR e a Estratégia Pentagonal trará maior desenvolvimento ao Camboja”.
Mengdavid disse que os megaprojetos chineses no âmbito da ICR, como usinas hidrelétricas, a Zona Econômica Especial de Sihanoukville, a via expressa Phnom Penh-Sihanoukville e o Aeroporto Internacional Siem Reap-Angkor impulsionaram muito o desenvolvimento socioeconômico inclusivo e sustentável e o alívio da pobreza no Camboja.