Beijing – Em uma reunião definidora de tom terminada na quarta-feira, a China especificou as ações e tarefas para avançar na revitalização rural em toda a linha e impulsionar a modernização das áreas rurais no próximo ano.
No topo da agenda da conferência central de trabalho rural se encontram as questões da segurança alimentar, os meios de subsistência dos moradores rurais e o desenvolvimento tecnológico do setor agrícola.
PROTEÇÃO DAS TIGELAS DE ARROZ DA POPULAÇÃO
Com o fornecimento seguro e estável de alimentos sendo uma grande preocupação do trabalho rural do país, a conferência central anual de trabalho rural destacou a produção de grãos e principais produtos agrícolas, prometendo estabilizar a área de terras cultivadas e aumentar a produtividade de grãos por unidade.
A produção de grãos de mais de 650 bilhões de kg continua sendo uma meta em 2024, juntamente com esforços reforçados na proteção das terras agrícolas, de acordo com a reunião.
Não foi tarefa fácil para a China atingir a meta de 650 bilhões de kg este ano e garantir o suprimento dos principais produtos agrícolas, pois o país foi confrontado com condições do tempo adversas, incluindo inundações, secas e chuvas prolongadas em partes do país.
“A base da segurança alimentar deve ser consolidada, pois o impulso da elevação do consumo da grande população da China aumentou a demanda por alimentos, e o comércio global de produtos agrícolas ainda enfrenta incertezas”, disse Qian Qian, acadêmico da Academia Chinesa de Ciências.
A reunião destacou medidas concretas, como priorizar a construção de terras agrícolas de alto padrão em áreas com terra preta, campos de planície e sistemas de irrigação, e aumentar os subsídios ao investimento.
Zhong Yu, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, disse que as medidas elaboradas pela reunião anual melhorarão constantemente a capacidade de produção de alimentos do país, citando o papel da infraestrutura agrícola no combate a desastres.
REVITALIZAÇÃO DO SETOR RURAL
Como a implementação completa da revitalização rural é vital para o setor agrícola do país, Li Guoxiang, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências Sociais, disse que a reunião de trabalho rural enfatizou esforços aprimorados e mais direcionados para revitalizar o setor rural.
O país deve continuar com desenvolvimento de qualidade e verde, e promover indústrias relevantes para impulsionar o setor rural, de acordo com a reunião.
Indústrias rurais diversificadas também são propícias para consolidar as conquistas de alívio da pobreza do país e evitar uma volta para a pobreza em larga escala.
De acordo com Mao Xuefeng, vice-reitor da Escola de Economia Agrícola e Desenvolvimento Rural da Universidade Renmin da China, mais fundos devem ser destinados para as regiões menos desenvolvidas para impulsionar as indústrias pilares locais e a modernização da indústria tradicional.
Dados oficiais mostram que, nos três primeiros trimestres deste ano, a renda disponível per capita dos residentes rurais atingiu 15.705 yuans (US$ 2.211,6), um aumento de 7,3% em termos reais após a dedução dos fatores de preço, 2,6 pontos percentuais maior do que a dos residentes urbanos.
“As áreas subdesenvolvidas devem criar mais oportunidades de emprego localmente, aumentar a formação da força de trabalho e transformar as mãos de obra não qualificadas em mãos de obra qualificadas para atender às necessidades de modernização industrial”, disse Mao.
INDUÇÃO DE AVANÇOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS
Nos últimos anos, a China tem melhorado constantemente sua capacidade de inovação científica e tecnológica no setor agrícola, com a taxa de contribuição da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do setor atingindo 62,4%.
A reunião delineou medidas-chave, incluindo a construção de uma plataforma de inovação científica para o setor e o lançamento de uma série de ações para melhorar a indústria de sementes.
Em relação à indústria de sementes, Qian pediu melhorias no compartilhamento e cooperação de recursos inovadores e intensificação da integração de inovação, indústria, fundos e talentos.
Ye Xingqing, pesquisador sênior do Centro de Pesquisa de Desenvolvimento do Conselho de Estado, observou a redução de custos e o aumento da produção por meio da integração de sementes de qualidade, máquinas agrícolas, tecnologias e experiência em gestão, acrescentando que o país deve construir essas integrações e alcançar avanços em áreas essenciais.