Beijing – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, sublinhou quarta-feira a necessidade de melhorar o ambiente de negócios na China para estimular constantemente a vitalidade do mercado.
Li disse durante uma sessão de estudo do Conselho de Estado que melhorar o ambiente de negócios é crucial para reforçar a vitalidade do mercado e melhorar a dinâmica endógena para o desenvolvimento.
Enquanto promove reformas em áreas-chave e setores cruciais, o país deve continuar a criar um ambiente de negócios de alto nível que seja orientado pelo mercado, baseado em leis, e internacionalizado para impulsionar o desenvolvimento de alta qualidade, disse o premiê.
Nas etapas seguintes, Li disse que mais esforços serão feitos para salvaguardar a concorrência justa no mercado, eliminar regulamentações e práticas que impedem um mercado unificado e uma concorrência justa, garantir que empresas de todos os tipos de propriedade participem de uma concorrência justa e proteger melhor os direitos e interesses legítimos de todos os tipos de entidades empresariais.
Ele exigiu a padronização da discrição das sanções administrativas, a inovação dos métodos regulatórios, a melhoria da eficácia regulatória e a criação de um ambiente estável, transparente, padronizado e previsível de Estado de direito.
Mais esforços devem ser feitos para fortalecer o alinhamento com regras econômicas e comerciais internacionais de alto padrão, dar pleno desempenho ao papel dos testes de estresse em plataformas como zonas de livre comércio piloto e produzir inovações institucionais mais líderes e históricas, disse Li.
Ele pediu a melhoria dos serviços do governo para que as pessoas e as empresas possam sentir a mudança anual real. Ele disse que os serviços governamentais devem usar de forma abrangente novas tecnologias, como big data e inteligência artificial, para melhorar a padronização e facilitar os serviços governamentais de forma consistente.