Beijing – O número total de zonas nacionais de desenvolvimento industrial de alta tecnologia da China chegou a 178 até o final de novembro, disse uma autoridade nesta terça-feira.
Nos três primeiros trimestres deste ano, a produção econômica dessas zonas de alta tecnologia atingiu 12,33 trilhões de yuans (US$ 1,73 trilhão), um aumento anual de 7,11%, disse Wu Jiaxi, vice-diretor do departamento de planejamento do Ministério da Indústria e Informatização.
“Contando com as zonas nacionais de alta tecnologia, vários clusters industriais de alta tecnologia foram cultivados e amadurecidos, tornando-se uma força importante na promoção do desenvolvimento de nova industrialização e na garantia da segurança das cadeias industriais e de suprimentos”, disse Wu numa conferência de imprensa, em Beijing.
Os dados divulgados na conferência mostraram que, nos últimos anos, as zonas nacionais de alta tecnologia têm desempenhado um papel de liderança no desenvolvimento de alta qualidade e se tornaram um importante motor do desenvolvimento econômico.
Essas zonas reuniram quase 80% dos principais laboratórios nacionais e 70% dos centros nacionais de inovação em manufatura. Enquanto isso, uma série de conquistas originais de liderança, como robôs inteligentes e navegação por satélite, estão acelerando a industrialização em zonas de alta tecnologia, mostraram dados.
Wu disse que o ministério incentivará zonas qualificadas de alta tecnologia a construir uma série de bases para a industrialização de conquistas científicas e tecnológicas, de modo a transferir mais conquistas de tecnologia científica dos laboratórios para as linhas de produção.