Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Ônibus elétricos chineses “impulsionam” ação climática na COP28

Foto: Wang Dongzhen/Xinhua

Dubai – Do lado de fora da estação de metrô da Exposição 2020 de Dubai, uma multidão foi em direção aos ônibus recém-chegados para evitar o sol escaldante. Eles estavam entre os mais de 80.000 participantes da conferência sobre mudanças climáticas na COP28, realizada nos Emirados Árabes Unidos (EAU).

O local da COP28, ou 28ª sessão da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, está dividido em duas partes: a Zona Azul, onde acontecem negociações formais sobre o clima para quem tem acesso de entrada, e a Zona Verde, aberta a todos os interessados nas mudanças climáticas.

Apesar de ser dezembro, as temperaturas em Dubai podem chegar a 30 graus Celsius ao meio-dia. Os participantes da COP28 estão acelerando os passos, buscando se refrescar no ônibus, um dos meios de transporte mais usados entre a Zona Verde e a estação de metrô.

Com o slogan “Impulsionando a Ação Climática”, os ônibus designados para a conferência têm cores vivas, principalmente azul ou verde, para promover a consciência ecológica. Notavelmente, alguns deles são veículos elétricos da China.

“O clima em Dubai é sempre quente e o ônibus proporciona uma viagem mais confortável”, disse Mechack Isoposo, da República Democrática do Congo, um dos visitantes da Zona Verde. Ele elogiou os ônibus elétricos falando que são “uma verdadeira ação para lidar com as mudanças climáticas”.

Isoposo ficou surpreso ao andar em um ônibus fabricado pela King Long, um dos principais fabricantes de ônibus da China. Ele contou animado que gostaria de visitar a China para aprender mais sobre seus veículos elétricos.

Para melhor atender à conferência, o veículo totalmente elétrico foi especialmente concebido para se adaptar às condições climáticas dos Emirados Árabes Unidos. Foi equipado com ar condicionado aprimorado para melhor refrigeração, bateria de maior capacidade e sistema anticolisão específico.

Takashi Sonoda, delegado japonês a bordo do ônibus, disse que ficou impressionado com as conquistas da China nos setores de carros elétricos e energias renováveis.

Este é o segundo ano consecutivo em que os ônibus elétricos Higer da King Long atendem a conferência da ONU sobre mudanças climáticas.

No ano passado, 30 ônibus elétricos Higer prestaram um serviço excepcional para a COP27 no resort egípcio de Sharm El-Sheikh, no Mar Vermelho, percorrendo 45.000 km e transportando 300.000 passageiros.

Feng Lu, responsável pela marca internacional da Higer, disse que as marcas chinesas, particularmente no setor dos veículos de nova energia, estão participando cada vez mais de eventos globais.

Ela acredita que os fabricantes de automóveis chineses podem fazer contribuições significativas para a conservação global de energia e a proteção ambiental.

Além da Higer, ônibus elétricos de outras montadoras chinesas, como Yutong e BYD, também estão transportando participantes para a COP28. Juntos, eles representam mais da metade do total de ônibus elétricos que atendem a conferência.

Amna Arshad, delegada paquistanesa, entrou no ônibus Higer depois de concluir um evento paralelo com delegados chineses na Zona Verde.

Arshad elogiou os delegados chineses por fornecerem ideias e experiências valiosas relacionadas com o clima na COP28, das quais ela tirou bastante proveito.

Ela elogiou as ações climáticas eficazes da China, especialmente ao liderar a produção e vendas de novos veículos energéticos, acrescentando que “quer muito ver mais soluções climáticas da China”.

Sair da versão mobile