Washington – O Fundo Monetário Internacional (FMI) reiterou na quinta-feira sua revisão para cima da previsão de crescimento econômico da China para 2023 e 2024.
Com base na última previsão, o FMI prevê que a economia chinesa “cumprirá a meta de crescimento do governo para 2023 de cerca de 5%, e isso reflete a recuperação pós-COVID”, disse a porta-voz do FMI, Julie Kozack, em uma coletiva de imprensa em resposta a uma pergunta da Xinhua.
Depois que uma equipe do FMI conduziu discussões com as autoridades chinesas sobre a Consulta do Artigo IV de 2023, o órgão anunciou no início de novembro a atualização de sua previsão para a economia chinesa em 2023 de 5,0% para 5,4%, e de 4,2% para 4,6% em 2024, em comparação com as Perspectivas da Economia Mundial divulgadas em outubro.
Ela observou que, a médio prazo, o FMI prevê que o crescimento da China vai desacelerar mais, refletindo o envelhecimento da população e a desaceleração do crescimento da produtividade.
“Também vemos que a China tem o potencial de aumentar esse crescimento de médio prazo por meio de reformas estruturais para impulsionar a produtividade e melhorar a participação da força de trabalho”, acrescentou.