Beijing – A China está disposta a trabalhar com todos os participantes para fortalecer a cooperação em aplicação da lei e em segurança e ajudar a melhorar as capacidades dos países insulares do Pacífico em aplicação profissional da lei, combate ao crime e comando de operações, disse sexta-feira o conselheiro de Estado e ministro da Segurança Pública chinês, Wang Xiaohong.
Wang fez essas observações ao discursar no segundo Diálogo Ministerial sobre Capacitação e Cooperação Policial entre a China e os Países Insulares do Pacífico, em Beijing.
O diálogo foi copresidido por Wang e pelo ministro da Polícia e Prisões de Samoa, Faualo Harry Jeffrey Schuster. Delegações das Ilhas Salomão, Tonga, Kiribati, Vanuatu, Papua-Nova Guiné e Ilhas Cook participaram do diálogo.
Wang observou que a China está disposta a aprofundar as relações de amizade e cooperação com os países insulares do Pacífico e construir conjuntamente uma comunidade mais próxima com um futuro compartilhado em termos de segurança, de acordo com os princípios de “profissionalismo, eficiência e amizade” e “abertura, transparência e boa vontade”.
Faualo disse que está disposto a trabalhar com todas as partes para promover um bom mecanismo de diálogo ministerial e realizar uma cooperação prática e mutuamente benéfica.
O segundo diálogo ministerial reconheceu plenamente os resultados frutíferos alcançados desde o primeiro e chegou a um amplo consenso para a cooperação futura.