Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Chanceler chinês promete maior cooperação educacional e agrícola com Mali

Beijing – Na sexta-feira, o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, conversou com o ministro das Relações Exteriores do Mali, Abdoulaye Diop, prometendo maior cooperação com o país em educação, treinamento, assistência médica e agricultura.

Observando que a amizade entre a China e o Mali foi forjada pelas gerações mais antigas de líderes dos dois países, Wang, que também é membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse que a China entende e respeita totalmente a escolha independente do povo malinês e nunca interfere nos assuntos internos de outras nações, acrescentando que a China acredita que o Mali tem a sabedoria e a capacidade de resolver dificuldades temporárias, tomar o destino do desenvolvimento e do progresso nacionais em suas próprias mãos e realizar paz e tranquilidade duradouras.

A China está disposta a trabalhar com o Mali para apoiar firmemente um ao outro, proteger conjuntamente os direitos e interesses legítimos dos países em desenvolvimento e salvaguardar as normas básicas que regem as relações internacionais, disse Wang.

Nos últimos anos, vários projetos de cooperação prática entre a China e o Mali foram implementados com sucesso, trazendo benefícios para o povo malinês, disse Wang, expressando a esperança de que o lado malinês possa continuar a tomar medidas concretas e eficazes para garantir a segurança do pessoal chinês no país.

Observando que Mali e China têm uma longa história de amizade e compartilham posições semelhantes em questões importantes de princípio, Diop disse que a China é um amigo e parceiro confiável do Mali. Ele acrescentou que seu país segue o princípio de Uma Só China e espera aprofundar a cooperação mutuamente benéfica com a China e aprender com a experiência de desenvolvimento bem-sucedido dela. 

Sair da versão mobile