Beijing – A China está disposta a trabalhar com Cingapura para compreender a natureza das relações bilaterais e fazer maiores contribuições para a estabilidade e prosperidade regionais, disse Li Qiang, primeiro-ministro da China, nesta quarta-feira.
Li fez as observações em uma reunião com o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças da República de Cingapura, Lawrence Wong, em Beijing.
Notando que os líderes dos dois países anunciaram este ano a atualização dos laços China-Cingapura para uma parceria integral de alta qualidade orientada ao futuro, Li disse que a cooperação bilateral em vários campos fez grandes progressos, mostrando novo impulso, novo vigor e vitalidade.
A China está pronta para trabalhar com Cingapura para seguir a orientação estratégica dos líderes dos dois países, manter a confiança mútua estratégica de alto nível e promover uma cooperação de alta qualidade e mutuamente benéfica para beneficiar melhor os dois povos, afirmou.
Li pediu aos dois lados que aproveitem a atualização do acordo de livre comércio China-Cingapura como uma oportunidade para fazer mais conquistas nos campos da economia digital, desenvolvimento verde, serviços financeiros e cooperação em energia oceânica.
O primeiro-ministro chinês apelou às duas partes para promoverem a construção do Novo Corredor Internacional de Comércio Terra-Mar, reforçarem os intercâmbios interpessoais e assumirem a liderança na cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota.
A China está disposta a trabalhar com Cingapura e outros países regionais para aumentar a unidade e a coordenação e avançar nas negociações da Versão 3.0 da Área de Livre Comércio China-ASEAN para facilitar a integração econômica regional, ressaltou Li.
Wong disse que Cingapura atribui grande importância às relações com a China e está disposta a trabalhar com a China para melhorar a comunicação de alto nível, promover a cooperação prática em economia e comércio, investimento, desenvolvimento verde e economia digital, assim como desempenhar um papel positivo na salvaguarda da paz, estabilidade e desenvolvimento regionais.