Beijing – O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, conversou com o ministro das Relações Exteriores de Angola, Tete António, em Beijing, nesta quarta-feira.
Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse que, sob a orientação estratégica dos dois chefes de Estado, as relações China-Angola têm mantido um forte impulso de desenvolvimento com resultados frutíferos na cooperação prática, que trouxe benefícios tangíveis para os dois povos, proporcionou um importante impulso ao desenvolvimento de Angola e deu um exemplo para a cooperação Sul-Sul.
A China está disposta a compartilhar com Angola a experiência de desenvolvimento e oportunidades no mercado chinês, expandir a cooperação prática em infraestruturas, economia digital, energia limpa, cuidados de saúde e segurança alimentar, aprofundar o intercâmbio interpessoal e consolidar a base popular da amizade China-Angola, afirmou Wang.
Wang também expressou a disposição da China de fortalecer a coordenação em plataformas multilaterais com Angola, avançar na construção do mecanismo de construção do Fórum de Cooperação China-África, construir uma comunidade China-África mais próxima com um futuro compartilhado, salvaguardar conjuntamente os direitos e interesses legítimos dos países em desenvolvimento e promover o desenvolvimento da ordem internacional em uma direção mais justa e razoável.
António disse que Angola se aderirá ao princípio de Uma Só China e apoiará a China na salvaguarda de sua soberania e integridade territorial.
A cooperação bilateral entre os dois países é mutuamente benéfica, observou António, acrescentando que Angola acolhe com agrado o investimento chinês e está disposto a manter a estreita comunicação e coordenação com a China.