Lhasa – O rendimento disponível per capita dos residentes rurais na Região Autônoma de Xizang, no sudoeste da China, subiu para 12.516 yuans (US$ 1.762) de janeiro a setembro deste ano, um aumento de 8,7% em termos anuais, de acordo com o departamento regional de agricultura e assuntos rurais.
A taxa de crescimento ficou no primeiro lugar em todo o país durante o período, informou o órgão.
Este ano, a região promoveu o desenvolvimento de indústrias com características locais, como o plantio de cevada nas terras altas e a criação de iaques e suínos tibetanos, revelou o departamento. Também foram feitos esforços para melhorar a formação e facilitar as oportunidades de emprego em outras zonas para os residentes rurais, tudo com o objetivo de aumentar seus rendimentos.
Até o final de setembro, o valor agregado da indústria primária em Xizang atingiu 11,69 bilhões de yuans, com um crescimento anual de 10,4%.
A região prometeu avançar ainda mais na revitalização rural, alavancar os recursos locais e desenvolver indústrias com características de planalto, promover o emprego e desenvolver negócios para aumentar ainda mais a renda de agricultores e pecuaristas.