Rio de Janeiro – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, embarcou nesta segunda-feira em sua última viagem internacional do ano, que o levará a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para participar no próximo fim de semana da 28ª sessão da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP28).
Durante a viagem de oito dias, Lula visitará quatro países, sendo três do Oriente Médio e um da Europa. A primeira parada será em Riad, na Arábia Saudita, em seguida, vai para Doha, no Catar com uma agenda que prevê encontros com empresários e autoridades de ambos os países.
“A caminho de Riad, capital da Arábia Saudita, para uma série de agendas de interesse nacional. Abertura de mercados e atração de investimentos, principalmente em energia renovável. Depois, iremos para Doha, e teremos a COP28 nos Emirados Árabes Unidos. Muito trabalho para recolocar nosso país no cenário internacional, e atrair investimentos que gerem emprego e desenvolvimento para o Brasil”, escreveu o presidente nas redes sociais.
O principal compromisso é a participação na COP28, que se realizará de 30 de novembro a 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
A cúpula, que tem como objetivo discutir a crise climática global, deverá tratar com atenção extra temas como transição energética, mercado de crédito de carbono e monitoramento das emissões de gases do efeito estufa.
O presidente Lula deverá participar nos dias 1 e 2 de dezembro, durante a reunião de cúpula com chefes de Estado e de governo.
O Brasil terá uma delegação com cerca de 1,5 mil participantes da sociedade civil, de empresas privadas, do Congresso Nacional, de governos estaduais e do governo federal incluindo 13 ministros, entre eles Fernando Haddad, da Economia, Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas).
Ao deixar Dubai, Lula se dirigirá a Berlim, (Alemanha), onde conversará com o chanceler Olaf Scholz e assinará vários acordos bilaterais, a maioria sobre meio ambiente e desigualdade.
Esta é a 15ª viagem internacional de Lula desde sua posse, em 1º de janeiro, e ela ocorre dois meses depois de o presidente se submeter a uma cirurgia para implantar uma prótese no quadril.
Dias depois de seu regresso ao país, Lula receberá os chefes de Estado do Mercosul, em uma reunião de cúpula a ser realizada em 7 de dezembro, no Rio de Janeiro.