Beijing – O Banco Popular da China, banco central do país, informou nesta segunda-feira que continuará a aumentar o apoio financeiro para empresas privadas e a trabalhar para reduzir seus custos de financiamento no geral.
Na próxima etapa, mais apoio de política monetária será destinado a empresas privadas de micro e pequeno porte, de acordo com o mais recente relatório de política monetária para o terceiro trimestre do banco central.
O relatório informa que resultados positivos foram alcançados devido a medidas como incentivar os bancos comerciais a emitirem títulos financeiros especiais para micro e pequenas empresas e apoiarem o financiamento das empresas privadas de micro, pequeno e médio portes na cadeia de suprimentos.
Até o final de setembro, o mecanismo de apoio a empréstimos inclusivos da China forneceu 52,6 bilhões de yuans (US$ 7,4 bilhões) em fundos de incentivo para micro e pequenas empresas, uma alta de 25,1 bilhões de yuans ante o início do ano, segundo o relatório.
Os empréstimos pendentes para empresas científicas e tecnológicas de pequeno e médio portes ficaram em 2,4 trilhões de yuans no final de setembro, subindo 22,6% anualmente
Também foi firmado o compromisso no relatório de se tomarem medidas sistemáticas em termos de apoio financeiro ao setor privado, entre outras medidas, para garantir que o apoio financeiro à economia privada se alinhe com a contribuição da economia privada ao desenvolvimento econômico e social do país.