Beijing – A indústria de telecomunicações da China teve uma expansão constante de janeiro a outubro, impulsionada por negócios emergentes, de acordo com dados oficiais.
A receita comercial combinada das empresas desse setor totalizou 1,42 trilhão de yuans (US$ 199 bilhões), alta de 6,9% ano a ano, de acordo com dados do Ministério da Indústria e Informatização.
Do total, setores emergentes como computação em nuvem, big data, Internet das Coisas e centros de dados de internet viram suas receitas aumentarem 20,5% ano a ano, para 301,2 bilhões de yuans.
Os serviços de internet de banda larga geraram uma receita de 219 bilhões de yuans para as três gigantes de telecomunicações – China Mobile, China Telecom e China Unicom – nos primeiros dez meses, um aumento de 9,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
A tecnologia 5G continuou em expansão constante no mesmo período. No final de outubro, a China tinha 3,215 milhões de estações-base 5G e 754 milhões de usuários 5G. Até o final de outubro, quase metade dos usuários de telefonia móvel da China eram assinantes do serviço 5G.