Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Xi e Putin congratulam reunião do mecanismo de diálogo China-Rússia entre partidos no poder

Beijing – O presidente chinês, Xi Jinping, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), e o presidente russo, Vladimir Putin, enviaram nesta segunda-feira cartas de felicitações à 10ª reunião do mecanismo de diálogo entre os partidos no poder na China e na Rússia.

Em sua carta, Xi estendeu calorosas felicitações pela realização da reunião. Ele disse que, atualmente, mudanças não vistas em um século estão se desenrolando em um ritmo cada vez mais rápido e o mundo entrou em um novo período de desordem e transformação. As relações China-Rússia resistiram ao severo teste das mudanças no cenário internacional, mantiveram um alto nível de desenvolvimento, deram um exemplo de um novo modelo de relações entre grandes países e desempenharam um papel estratégico mais proeminente em atingir a estabilidade e o desenvolvimento globais.

Observando que o próximo ano marca o 75º aniversário do estabelecimento de laços diplomáticos entre as partes, Xi garantiu que a China está pronta para trabalhar com a Rússia para compreender a tendência geral da história, desenvolver firmemente relações com amizade permanente de boa vizinhança, coordenação estratégica abrangente e cooperação mutuamente benéfica, e promover vigorosamente o desenvolvimento e a revitalização de ambos os países para injetar mais estabilidade e energia positiva no mundo.

Xi destacou que o intercâmbio e a cooperação entre o PCCh e o partido da Rússia Unida formam parte importante das relações China-Rússia na nova era. O mecanismo de diálogo entre os partidos no poder se desenvolveu em um canal e plataforma únicos para os dois países consolidarem a confiança política mútua, reforçar a coordenação estratégica e promover a cooperação mutuamente benéfica.

Espera-se que as duas partes aproveitem a 10ª reunião do mecanismo de diálogo como uma oportunidade para demonstrar a responsabilidade dos dois grandes partidos e grandes países, enriquecer os intercâmbios na nova era, criar uma nova situação de intercâmbios e cooperação institucionalizados, assim como contribuir mais para o desenvolvimento das relações China-Rússia na nova era, a proteção da equidade e justiça internacionais e a promoção da construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, observou Xi.

Putin escreveu em sua carta de felicitações que a parceria estratégica abrangente de coordenação Rússia-China está no nível mais alto da história. Os dois países estão trabalhando juntos para promover uma série de projetos de cooperação em grande escala nas áreas de economia, transporte, energia e cultura, entre outros. Ambos estão coordenando posições por meio de canais bilaterais e mecanismos multilaterais, como a Organização de Cooperação de Shanghai e o BRICS, para resolver grandes questões internacionais e promover a construção de uma ordem internacional mais justa e democrática.

Como os partidos no poder da Rússia e da China, o partido Rússia Unida e o PCCh realizaram interações construtivas e de alto nível e promoveram o rápido desenvolvimento da cooperação bilateral em vários campos, exaltou Putin. Os órgãos do comitê central e as instituições locais dos dois partidos mantiveram interações institucionalizadas, trocaram experiências úteis sobre construção partidária, legislação e trabalho social e realizaram discussões aprofundadas sobre uma série de questões práticas nas agendas bilaterais e internacionais, acrescentou.

Putin expressou a convicção de que a 10ª reunião do mecanismo de diálogo será significativa e construtiva, além de promover e aprofundar ainda mais a cooperação frutífera entre Rússia e China. 

Sair da versão mobile