Bancoc – A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) está ganhando popularidade em todo o mundo, com esforços conjuntos necessários para promover a MTC globalmente, disseram especialistas e acadêmicos em um simpósio internacional na capital tailandesa, Bancoc.
Mais de 100 acadêmicos de 20 países e regiões participaram do Simpósio Internacional de Acupuntura-Moxabustão 2023 da Federação Mundial das Sociedades de Acupuntura-Moxabustão (WFAS, em inglês), programado para sábado e domingo.
No simpósio, os especialistas e acadêmicos compartilharam suas últimas descobertas de pesquisa e discutiram estratégias para promover a MTC em benefício das pessoas necessitadas em todo o mundo.
A MTC, especialmente a acupuntura chinesa, tornou-se amplamente aceita e praticada em todo o mundo nos últimos anos e mais pessoas reconheceram seu valor e seus benefícios. No entanto, o desenvolvimento da MTC em nível global ainda enfrenta desafios, e são necessários esforços conjuntos para promover sua internacionalização e modernização, disse Wu Yiling, acadêmico da Academia Chinesa de Engenharia.
Com sua abordagem holística e multifacetada de cura, a MTC é diferente da medicina ocidental. Mas seja a MTC ou a medicina ocidental, os benefícios para os pacientes têm prioridade, disse Wu.
Wu, fundador da Yiling Pharmaceutical, uma empresa sediada em Shijiazhuang, capital da Província de Hebei, no norte da China, acrescentou que a MTC deve seguir os padrões internacionais para entrar em mercados estrangeiros e requer evidências práticas, além do tratamento dialético e da experiência pessoal dos médicos, para eliminar os mal-entendidos sobre a MTC.
“A MTC é o tesouro da antiga ciência chinesa, que tem suas raízes na cultura e na filosofia tradicionais chinesas. À medida que a MTC se torna mais popular em muitos países, há mais pessoas interessadas em tratamentos de MTC, incluindo acupuntura, fitoterapia e massagem”, disse Liu Baoyan, presidente da WFAS.
A comunicação e a cooperação internacional são essenciais no campo da MTC, disse ele, acrescentando que espera que essa conferência possa construir uma plataforma para intercâmbios acadêmicos, promover a integração e o desenvolvimento da MTC, bem como fazer maiores contribuições para a saúde humana no futuro.
A MTC foi introduzida na Tailândia há mais de 1.000 anos. O governo tailandês anunciou a legalização da MTC em 2000, tornando-a o primeiro país fora da China a legalizar totalmente a MTC, disse Lin Danqian, presidente da Associação de Médicos de MTC da Tailândia.
Ele observou que a Iniciativa do Cinturão e Rota da China impulsionou significativamente os intercâmbios sobre a MTC, que tem desfrutado de uma popularidade crescente entre os países participantes nos últimos anos. Ele espera que os dois países possam fortalecer ainda mais a cooperação no campo da MTC e trazer benefícios para muito mais pessoas no mundo.