Por Abdul Haleem
Shiberghan, Afeganistão, 13 nov (Xinhua) — Sentado em sua loja de tapetes e esperando por clientes, o empresário Hajji Sakhi sussurrou alegremente que a China poderia ser um mercado lucrativo para tapetes feitos no Afeganistão se mais empresários pudessem exportar o precioso produto tecido à mão para o país vizinho.
“Ouvi dizer que a China mostrou interesse em melhorar as relações comerciais com o Afeganistão e é nosso desejo que nossos produtos possam ser exibidos em exposições realizadas na China e que possamos colocar em exposição um novo produto”, disse Sakhi da Província de Jawzjan, no norte do Afeganistão.
Tapetes feitos no Afeganistão foram colocados em exposição em várias sessões da Exposição Internacional de Importação da China (CIIE, em inglês) nos últimos anos para atrair clientes. No entanto, empresários afegãos querem que a China convide mais comerciantes afegãos a colocar mais produtos na feira internacional.
“O interesse da China em importar tapetes do Afeganistão é um bom presságio para impulsionar as interações e estou esperançoso de que a China possa facilitar as maneiras de aumentar nossas exportações”, disse Hajji Abdul Sattar, outro empresário e chefe da União de Produção de Tapetes de Jawzjan, em uma entrevista recente à Xinhua.
Sattar também sugeriu que as exportações de tapetes para a China aumentariam se as estâncias aduaneiras do Afeganistão e da China flexibilizassem a tarifa.
“A China é um país grande, e a provisão de instalações como corredor aéreo e corredor terrestre ajudaria a aumentar as exportações”, disse Sattar.
“Esperamos que os comerciantes chineses possam vir ao Afeganistão, visitar as empresas produtoras de tapetes, dar suas ordens, convidar comerciantes afegãos para as exposições e fornecer instalações para reforçar as exportações”, sugeriu o velho empresário.
Ecoando uma noção semelhante, o tecelão de tapetes Mohammad Azhar em conversas com Xinhua expressou gratidão à China por exibir tapetes afegãos nas exposições, dizendo: “Estamos gratos à China por colocar nossos tapetes na exposição internacional e esperamos ver nossos tapetes em qualquer exposição”.
“Nós exportamos pelo menos 10.000 metros quadrados de tapetes e carpetes até agora este ano e uma grande parte foi exportada para a China, e as exportações de tapetes para a China aumentaram”, disse à Xinhua o vendedor de tapetes e deputado de uma empresa exportadora de tapetes Sayed Suliman.
Zia Rasouli, uma treinadora feminina de um centro de tecelagem de tapetes, também apoiou a exibição de tapetes afegãos na sexta CIIE recém-concluída em Shanghai como uma oportunidade de apresentar tapetes afegãos a clientes de todo o mundo.
“É uma boa oportunidade para apresentarmos nossos tapetes na exposição e exportá-los para outros países, o que é bom para a economia de nosso país, bem como para a economia de nosso povo”, disse Rasouli.
Fornecendo treinamento para 50 pessoas em um centro de treinamento de carpetes, ela disse: “Podemos abrir mais centros de tecelagem de carpetes se recebermos apoio de qualquer instituição, porque as mulheres são mais ativas e gostam de trabalhar”.