Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China salvaguardará prosperidade e estabilidade mundiais com a Rússia, diz oficial militar sênior

Moscou – A China está pronta para trabalhar com a Rússia para proteger conjuntamente os interesses dos dois países e salvaguardar a prosperidade e a estabilidade globais e regionais, disse Zhang Youxia, vice-presidente da Comissão Militar Central da China, em uma reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou nesta quarta-feira.

Durante a reunião, Putin pediu a Zhang que transmita suas sinceras saudações e votos de felicidades ao presidente chinês, Xi Jinping.

Putin observou que as relações amistosas entre Rússia e China são propícias para manter a paz e a estabilidade mundiais e regionais, o que é completamente diferente do tipo de aliança durante a Guerra Fria.

O presidente russo saudou o rápido desenvolvimento dos laços econômicos e comerciais bilaterais nos últimos anos, dizendo que os dois países mantiveram uma estreita coordenação em plataformas multilaterais internacionais, como as Nações Unidas, a Organização de Cooperação de Shanghai e o BRICS.

A cooperação entre as duas forças armadas em vários campos desenvolveu-se com um bom impulso e alcançou resultados frutíferos, desempenhando um papel importante na salvaguarda da segurança estratégica dos dois países, elogiou Putin.

A Rússia está disposta a fortalecer a comunicação estratégica com a China, melhorar o nível de cooperação prática e impulsionar continuamente o desenvolvimento aprofundado das relações bilaterais entre os dois países e as duas forças armadas, garantiu o presidente russo.

Por sua vez, Zhang transmitiu as sinceras saudações e os melhores votos do presidente chinês, Xi Jinping, ao presidente Putin.

Zhang observou que a amizade entre a China e a Rússia se desenvolveu continuamente e se fortaleceu com o tempo. Este ano, os dois chefes de Estado tiveram duas reuniões bem-sucedidas e chegaram a uma série de consensos importantes, estabelecendo um novo modelo para as relações China-Rússia.

A sólida relação entre as duas forças armadas serve como um símbolo importante de alto nível e particularidade das relações China-Rússia, exaltou ele, observando que nos últimos anos o desenvolvimento das relações militares China-Rússia manteve um forte impulso, com destaques diversificados de cooperação em vários campos.

A China está disposta a trabalhar com a Rússia para implementar o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado, fortalecer ainda mais a cooperação pragmática entre as duas forças armadas, salvaguardar conjuntamente os interesses dos dois países e defender a prosperidade e a estabilidade mundiais e regionais, apontou Zhang.

Também na quarta-feira, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, realizou uma cerimônia de boas-vindas para Zhang e teve conversas oficiais com ele.

Sair da versão mobile