Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

Exportador tailandês de coco tem grandes esperanças na CIIE

Ratchaburi, Tailândia – Na fábrica de coco tailandesa de Damnoen Saduak, os trabalhadores na linha de montagem estão embalando cocos descascados, que serão enviados para a China em breve.

Localizada na província central de Ratchaburi, na Tailândia, a cerca de 100 km de Bangkok, Damnoen Saduak é conhecida por seu mercado flutuante centenário. É também a principal área produtora de cocos perfumados da Tailândia, conhecidos por seu aroma único e sabor doce.

Narongsak Chuensuchon, um exportador de coco de 53 anos de Damnoen Saduak, está animado por poder apresentar novamente seus produtos de coco aos clientes chineses como expositor na Exposição Internacional de Importação da China (CIIE, em inglês) em Shanghai.

“Estou muito feliz e empolgado por participar novamente de uma exposição tão grandiosa na China”, disse Narongsak, presidente da NC Coconut, em entrevista à Xinhua, acrescentando que este ano marca um retorno significativo de sua exposição de produtos na CIIE após o hiato causado pela pandemia de COVID-19.

Narongsak nasceu em uma família de camponeses e tem cultivado cocos com seus pais desde a infância. “Eu tinha uma profunda afeição por cocos. Sei como cultivar os melhores cocos e posso dizer que tipo de coco é delicioso em um piscar de olhos”, disse ele.

Em 2009, Narongsak fundou sua própria empresa de coco, a NC Coconut, que atualmente processa cerca de 20 milhões de cocos por ano. A China é o maior mercado de exportação da empresa, respondendo por 60 a 70% do total.

Os cocos perfumados da Tailândia são muito populares entre os consumidores chineses nos últimos anos, e a CIIE desempenhou um papel crucial na expansão de seus negócios no mercado chinês, disse Narongsak.

“Servindo como uma plataforma para fortalecer a conectividade e a cooperação entre comerciantes chineses e globais, a exposição nos oferece oportunidades de apresentar nossa marca e produtos de alta qualidade e aumentar a exposição por meio de marketing e promoção”, disse ele.

Narongsak foi à CIIE inaugural em 2018 depois de receber um convite de seu parceiro de negócios na China.

“Minha primeira experiência como visitante foi impressionante e muito empolgante. O evento foi bem organizado, e a área de exposição de vários andares era enorme, com uma grande variedade de categorias de produtos”, disse ele.

A CIIE é uma janela importante para que frutas de alta qualidade de todo o mundo entrem no mercado chinês, disse Narongsak.

Um ano depois, sua empresa, por meio do parceiro de negócios, começou a expor produtos de coco na segunda CIIE, que recebeu um feedback muito positivo dos clientes, disse Narongsak. “Eu vi a grande oportunidade de promover produtos e expandir as vendas no mercado chinês.”

Para a sexta edição da CIIE deste ano, programada para 5 a 10 de novembro em Shanghai, Narongsak disse que sua empresa está pronta para lançar um produto recém-desenvolvido, além de sua linha de coco verde, que é exportada principalmente para a China.

Espera-se que o lançamento do novo produto seja uma oportunidade de impulsionar o crescimento no imenso mercado chinês, já que a água de coco perfumado engarrafada está alinhada com a alta demanda e o estilo de vida saudável da geração mais jovem, disse ele.

Narongsak observou que a participação na CIIE proporciona percepções sobre as tendências futuras, orientando o desenvolvimento de produtos futuros.

“Essa água de coco pronta para beber é produzida com nossa mais recente técnica, que permite que ela seja armazenada por até um ano sem refrigeração, gerando um preço competitivo e mantendo suas características naturais”, acrescentou.

“O mercado chinês é imenso e o potencial de consumo é enorme. A CIIE nos permite compartilhar as oportunidades de desenvolvimento da China, o que significa realizar grandes sonhos para pequenas empresas como nós”, disse Narongsak. 

Sair da versão mobile