Por Guo Wendi, Li Yating e Deng Haoran
Roma/Tianjin, 28 out (Xinhua) — Na pitoresca região produtora de vinho Chianti Clássico, situada na região da Toscana, na Itália, as uvas Sangiovese se aquecem à luz do sol em uma vinícola chamada Tenuta Perano. Os vinhos produzidos com essas uvas serão exportados para a China.
Nos últimos anos, vários produtos italianos entraram em inúmeros lares chineses. O vinho é um deles. Stefano Benini, vice-presidente e diretor de exportação da Marchesi Frescobaldi, a empresa controladora da Tenuta Perano, disse em uma entrevista à Xinhua que o mercado chinês representa uma grande oportunidade para a Tenuta Perano, e a importância desse mercado para a Marchesi Frescobaldi tem crescido constantemente ao longo dos anos. “Temos um foco especial nesse mercado”, disse ele.
A Tenuta Perano tem uma propriedade em um terreno extraordinariamente propício para o cultivo de uvas. A natureza proporcionou um anfiteatro natural para capturar a luz e o calor do sol, nutrindo as videiras com perfeição, e seus renomados vinhos Chianti Clássico são produzidos exclusivamente com uvas colhidas à mão, de acordo com a fonte da vinícola.
Nos últimos cinco anos, o volume do comércio bilateral entre a China e a Itália aumentou de cerca de US$ 50 bilhões para quase US$ 80 bilhões, segundo dados oficiais.
Atualmente, três tipos de produtos da Tenuta Perano são vendidos na China. “Em nossa opinião, devemos conseguir triplicar os negócios nos próximos cinco anos (na China) se fizermos a coisa certa, em um mercado que evolui constantemente”, disse Benini.
Comentando sobre a evolução do mercado chinês, ele observou que a crescente compreensão do vinho entre os consumidores chineses tem sido um fator altamente favorável, “especialmente no que diz respeito às regiões e variedades de vinhos italianos, que são, sem dúvida, mais reconhecidos em cidades de primeira linha, como Shanghai, Beijing e Guangzhou”, acrescentou Benini.
Quando se trata de promover efetivamente os produtos da vinícola na China, ele acredita que o conhecimento dos produtos e a capacidade de promover a narrativa e o senso de lugar dos produtos são cruciais para obter uma vantagem competitiva.
Ele também enfatizou que o papel desempenhado pelo importador da Tenuta Perano na China foi crucial, pois o importador demonstrou sua capacidade de entender a singularidade e a diversidade da vinícola e de comunicar esses aspectos ao público de forma eficaz.
Enquanto a Tenuta Perano antecipa ansiosamente a expansão das vendas na China, um contêiner com seus vinhos chegou à área do porto de livre comércio de Tianjin Dongjiang, no Município de Tianjin, no norte da China. Como o caminhão contêiner estacionou em frente ao armazém com temperatura e umidade constantes, um operador de empilhadeira transportou esses vinhos caixa por caixa e os empilhou ordenadamente nas prateleiras.
“Em 2017, introduzimos apenas alguns paletes de vinhos da Tenuta Perano e esperamos para ver a reação do mercado”, disse Michelle Hu, diretora de Operações da Marquis (Tianjin) Trading Co., Ltd., agente dos vinhos da Tenuta Perano na China. Hu acredita que, com uma rica variedade de sabores, os vinhos italianos podem ser o acompanhamento perfeito para muitas iguarias locais na China.
Nos últimos anos, a equipe de Hu organizou muitas atividades regulares, como degustações de vinho, proporcionando aos consumidores e parceiros a oportunidade de conhecer as vinícolas e a cultura do vinho.
“Agora importamos vários contêineres de vinhos Tenuta Perano todos os anos”, disse Hu, acrescentando que, após anos de promoção, o reconhecimento dessa marca de vinho pelos consumidores tem aumentado constantemente.
De agosto a setembro deste ano, Hu e sua equipe participaram de muitas exposições do setor em Guangzhou, Luzhou, Tianjin e algumas outras cidades da China, nas quais muitos expositores demonstraram interesse nos vinhos italianos.
Olhando para o futuro, Hu disse que, à medida que a compreensão dos consumidores chineses sobre o vinho se aprofunda e o mercado relevante se torna cada vez mais maduro, os vinhos italianos terão perspectivas mais amplas no mercado chinês devido ao seu excelente sabor e à boa relação qualidade-preço.