Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

China está pronta para trabalhar com Tajiquistão para implementar iniciativas propostas pela China

Bishkek – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, disse aqui nesta quinta-feira que a China está pronta para trabalhar com o Tajiquistão para promover a implementação da Iniciativa de Desenvolvimento Global, da Iniciativa de Segurança Global e da Iniciativa de Civilização Global, de modo a enfrentar melhor os desafios globais e promover o desenvolvimento e a prosperidade comuns.

   Li fez essas observações durante uma reunião com o primeiro-ministro do Tajiquistão, Kokhir Rasulzoda, à margem da 22ª Reunião do Conselho de Chefes de Governo dos Estados-Membros da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS).

   Li disse que, nos últimos anos, sob a orientação estratégica do presidente chinês, Xi Jinping, e do presidente tajique, Emomali Rahmon, as relações bilaterais se tornaram cada vez mais próximas e alcançaram resultados frutíferos de cooperação.

   A China está pronta para trabalhar com o Tajiquistão para implementar o importante consenso alcançado pelos dois chefes de Estado, tomar como guia a construção de uma comunidade China-Tajiquistão com um futuro compartilhado, consolidar ainda mais a amizade e aprofundar a confiança mútua, continuar a apoiar firmemente um ao outro em questões relativas aos interesses centrais de cada um, levar a cooperação abrangente entre os dois países a um novo patamar e proteger melhor os interesses estratégicos, de segurança e de desenvolvimento dos dois países, disse ele.

   A China está disposta a fortalecer a sinergia das estratégias de desenvolvimento com o Tajiquistão, continuar a avançar a cooperação de alta qualidade do Cinturão e Rota, dar plena importância à complementaridade industrial, expandir o comércio e o investimento, fortalecer a cooperação em áreas como infraestrutura de transporte, aviação civil, economia verde e economia digital, e aprofundar os intercâmbios interpessoais e culturais em esportes, cultura, educação e entre regiões para ajudar o desenvolvimento e a revitalização dos dois países, disse Li.

   Os dois lados, acrescentou, devem manter uma estreita coordenação em áreas multilaterais, implementar os resultados da Cúpula China-Ásia Central, fortalecer a cooperação nas Nações Unidas, na OCS e em outras estruturas, defender os interesses comuns dos dois países e salvaguardar a equidade e a justiça internacionais.

   Por sua vez, Rasulzoda disse que as relações entre o Tajiquistão e a China têm uma longa história, uma base profunda e uma rica conotação.

   Observando que o Tajiquistão aprecia o forte apoio da China ao seu desenvolvimento econômico e social ao longo dos anos, ele disse que o Tajiquistão está disposto a trabalhar com a China para consolidar a amizade tradicional, promover a cooperação do Cinturão e Rota, aprofundar a cooperação em campos como indústria, agricultura, transporte, energia, infraestrutura e economia digital, e promover um desenvolvimento mais profundo das relações bilaterais.

   O Tajiquistão está pronto para trabalhar com a China para promover a cooperação em todas as áreas entre a China e os países da Ásia Central, aprofundar a coordenação dentro das estruturas das Nações Unidas e da OCS e promover a paz e a prosperidade regionais, disse ele.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo